SACI
O Saci é uma das personagens mais conhecidas do folclore brasileiro. Representado na figura de um negrinho com uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça e fumando cachimbo, o Saci-Pererê( ou Saci Tique ou Saci Saçura),tem uma personalidade bem controversa podendo ser ao mesmo tempo maléfico, gracioso e brincalhão. O nosso folclore conta que ele adora aprontar com as pessoas e com os animais, assustando os viajantes nas estradas ou dando nós no rabo do cavalo. Assim como o Caapora, O Saci-Pererê é um dos guardiões da floresta e, por conseqüência, da sabedoria contida nela. O Saci-Pererê guarda o conhecimento das ervas e das folhas.
O dia 31 de outubro é consagrado a essa figura da mitologia afro-indígena-brasileira. Foi criado para combater a introdução do Halloween na nossa cultura. Penso que o nosso folclore deve estar em primeiro lugar, mas não sou xenófobo em relação à cultura nenhuma. Devemos pegar o que tem de bom em todas as culturas e aprender com elas, mas sem esquecer das nossas raízes. O folclore brasileiro, uma mistura inteligente e bonita da cultura européia, índia e africana, é uma fonte eterna de aprendizado e sabedoria. Então, Viva o Saci!
Em tempo: O Saci aparece muito na obra do grande Monteiro Lobato, na obra do também grande Ziraldo e em muitas músicas. Não esquecendo que o Saci é o símbolo do clube campeão de tudo: o Sport Clube Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário