sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FESTA DO CÍRIO DE NAZARÉ

FESTA DO CÍRIO DE NAZARÉ
 foto25

   O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa católica realizada em Belém do Pará desde 1793, sempre no segundo domingo do mês de outubro. A festa tem origem na tradição portuguesa,onde a festa da Virgem de Nazaré é comemorada em setembro. Em Belém, a celebração foi introduzida por padres jesuítas. A história conta que um caboclo chamado Plácido havia encontrado uma imagem de 28 cm de Nossa Senhora de Nazaré(feita em madeira), nos fundos da atual Basílica, em um igarapé. A imagem encontrava-se entre pedras lodosas e deteriorada. Plácido levou-a para casa, onde a limpou e fez um altar. Alguns dias depois, a imagem desapareceu e foi reencontrada no mesmo local.Plácido interpretou o fato como sinal divino e decidiu erguer as suas próprias custas uma capela. A devoção à Virgem foi aumentando até que construíram uma Basílica no local em sua homenagem.http://www.z20.com.br/site/framework/view/upload/cirio-de-nazare.jpg
   A Festa começa a alguns dias antes, com Translado de Nossa Senhora, Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto-Romaria, Transladação, Procissão do Círio e Recírio. Essa festa agita a capital paraense. As pessoas preparam-se o ano todo para render homenagens a Virgem de Nazaré. As crianças são vestidas de anjos; Homens, mulheres e crianças carregam os Círios,feitos de cera, retratam várias partes do corpo,  onde as pessoas pagam as graças recebidas. A corda de 400 metros de comprimentos também é um dos pontos altos da procissão, onde as pessoas a tocam ou seguram-na fazendo os seus pedidos e agradecimentos. A corda liga-se a berlinda, onde a imagem da Santa é transportada. Após a procissão e as missas, acontece o almoço aem família onde os famosos pratos paraenses, Pato no Tucupi,Maniçoba,entre outros, são consumidos. Há também um arraial montado onde é realizada uma grande festa.
   Nunca fui ao Pará, confesso, mas desde que ouvi um samba de enredo da Estácio de Sá, de 1975( na época, era Unidos de São Carlos) e que depois foi reeditado pela Unidos de Viradouro em 2004, fiquei fascinado pelo universo paraense, a ponto de fazer uma promessa para Virgem de Nazaré para ir a sua Festa, em um outubro qualquer da minha vida. Ainda não tive condições, mas espero que em breve eu possa estar lá, segurando corda e agradecendo a Nossa Senhora de Nazaré por mais uma graça em minha vida.
  Sem esquecer, a festa, este ano, acontece nesse domingo, dia 09 de outubro de 2011.
  Dedico essa postagem a todos os paraenses.
  Nossa Senhora de Nazaré, olhai por nós!

 

Samba Enredo 1975 - Festa do Círio de Nazaré

G.R.E.S. Estácio de Sá (RJ)

No mês de outubro
Em Belém do Pará
São dias de alegria e muita fé
Começa com intensa romaria matinal
O Círio de Nazaré
Que maravilha a procissão
E como é linda a Santa em sua berlinda
E o romeiro a implorar
Pedindo a Dona em oração
Para lhe ajudar
(Oh! Virgem)
Oh! Virgem Santa
Olhai por nós
Olhai por nós
Oh! Virgem Santa
Pois precisamos de paz
Em torno da Matriz
As barraquinhas com seus pregoeiros
Moças e senhoras do lugar
Três vestidos fazem pra se apresentar
Tem o circo dos horrores
Berro-Boi, Roda Gigante
As crianças se divertem
Em seu mundo fascinante
E o vendeiro de iguarias a pronunciar
Comidas típicas do Estado do Pará
Tem pato no tucupi
Muçuã e tacacá
Maniçoba e tucumã
Açaí e aluá
(No mês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário