quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida


NOSSA SENHORA APARECIDA
 



   O dia 12 de Outubro é dedicado à Padroeira do Brasil.  A história conta que os pescadores Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves encontraram a imagem da Padroeira no dia 12 de Outubro de 1717 quando pescavam no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá. Os pescadores estavam a horas tentando obter o pescado, mas sem sucesso. Após encontrar a imagem da Santa nas ruas redes , eles a envolveram em um lenço a , após isso, ocorreu uma pesca milagrosa. A imagem ficou durante quinze anos na casa do pescador Felipe Pedroso,onde a mesma virou casa de oração e devoção à virgem. Aconteceram vários milagres aumentando ainda mais a fé em Nossa Senhora. O milagre mais intrigante foi quando o povo fazia as suas orações e as luzes foram apagadas e depois reacendidas, sem nenhuma intervenção humana. Os milagres foram muitos e a Santa ganhou a sua primeira capela em 1734, no morro dos coqueiros . Em 1822 recebe a visita de Dom Pedro I. Em 1834 foi iniciada a construção da sua Basílica, sendo concluída em 1888. No mesmo ano, em 6 de novembro, ganha da princesa Isabel a sua coroa e manto azul, pagamento de uma graça concedida a princesa brasileira. O município de Aparecida foi criado em 1928, em homenagem a Santa.No dia 16 de julho de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil. O feriado de 12 de Outubro foi decretado em 1980.
   Nossa Senhora Aparecida no sincretismo afro-brasileiro é Oxum Ademun. Essa santa, dona da minha cabeça, é a Oxum de meia idade, senhora das flores, do perfume, do mel e das riquezas. Ora yêyêo, ya Oxum!
   A Padroeira, santa de devoção da nação brasileira, que nunca deixa de nos atender. Agradeço pela sua presença em minha vida, pelo conforto dado nas orações e pelo amor incondicional de mãe.
   Esse dia, para mim, é muito especial e feliz!

 

Ou - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)
D - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)
Ou - Ipè l’òrun, a dê lúwe yèyé ou! 
( Ao chamado nos somamos sempre usando o céu, chegamos
nadando, OH mãe!)
D - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário