ALLAN KARDEC
"(…)o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essa anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje…" Allan Kardec, Revista Espírita 1861,pág 297-298
03 de Outubro é a dia de nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rival,mais conhecido como Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita. O educador e escritor francês que intrigou-se como mistério das mesas girantes e passou a estudar o fenômeno, estudando também mais tarde o fenômeno da psicografia. Durante os seus estudos dos fenômenos espirituais, comunicou-se com ele um espírito de um druida denominado Alan Kardec, nome este adotado mais tarde por Hippolyte na publicação de seus livros. Em 18 de abril de 1857 foi publicado o seu primeiro livro: O Livro dos Espíritos. Kardec publicaria ainda O Livro dos Médiuns(1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo(1864); O Céu e o Inferno(1865); A Gênese(1868) e O que é Espiritismo(1859). Também publicou de janeiro de 1858 a 1869 a Revista Espírita.
Kardec lançou, primeiramente , um olhar de cientista para os fenômenos que se apresentavam na sociedade francesa no século retrasado e criou uma doutrina( com a intercessão dos espíritos superiores) que ainda lança Luzes para a humanidade. Sua obra tem o poder de esclarecer, até para os mais céticos, o que é o mundo espiritual e suas vertentes. Devemos a esse professor, com sua visão investigativa e educativa, a transcrição dessa fonte de sabedoria que geraram frutos, principalmente aqui no Brasil, onde o maior deles foi Chico Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário