domingo, 2 de outubro de 2011

Gandhi


Mahatma Gandhi

   Estudando a história da humanidade, é difícil acreditar que pessoas como Mahatma Gandhi viveram nesse planeta. O homem que utilizou o princípio da não-violência para libertar o seu país, a Índia, do domínio britânico e que nos ensinou muito com sua vida iluminada, nasceu no dia 02 de outubro de 1869. Oriundo de um a filha abastada, estudou Direito em Londres, casou-se aos 13 anos de idade, morou na África do Sul, onde começou aplicar os seus conceitos pacifistas como forma de protesto. Ao retornar ao seu país, em 1915 ,mergulha no processo em preparar a sociedade indiana para a independência da nação.
   Gandhi sofreu inúmeras prisões devido a sua luta pacífica em torno do ideal de liberdade da Nação Indiana. Foram famosos os seus jejuns em torno da causa ,os boicotes aos produtos ingleses  e o movimento “deixem a Índia”.Esses atos foram importantes, pois chamaram a atenção da opinião pública para a causa Indiana. No dia 15 de agosto de 1947 a Índia tornou-se independente do Império Britânico, mas ainda havia um problema: o território foi dividido em dois grandes países: a Índia e o Paquistão, contrariando a vontade do Mahatma.
    O homem que pregava a paz, sofreu um atentado quando jejuava em protesto para acabar com a violência crescente entre indianos e paquistaneses. Isso foi em 20 de janeiro de 1948., quando lançaram um bomba em sua direção e ele nada sofreu. Mohandas Gandhi foi assassinado 10 dias depois , por um radical hindu chamado de Nathuram Godse, que o responsabilizava pelo enfraquecimento do governo ao pedir ao mesmo que pagasse suas dívidas para com o Paquistão. Extinguia-se ali uma das figuras mais fantásticas do século passado, ou melhor dizendo, da história humana, que nos legou, nada mais, nada menos que sua fascinante vida e sua mensagem de paz.
  Paz, por mais absurdo e difícil que seja,é o desejo de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário