quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE


MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

 
    O Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 03 de outubro de 1869. Construído originalmente em estilo Neoclássico, foi idealizado pelo arquiteto Frederico Heydtmann em 1861, sendo concluído 8 anos depois. O propósito da sua construção era abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o Mercado Público de Porto Alegre passou por várias reformas( que mudaram o seu estilo arquitetônico), incêndios nos anos de 1912, 1976 e 1979, uma enchente em 1941, onde inundou todo o seu primeiro pavimento e uma ameaça de demolição , na administração do prefeito Telmo Thompson Flores, onde daria lugar a uma avenida no centro da cidade( ainda bem que não aconteceu!). O Mercadão(como é carinhosamente chamado) foi  tombado em 12 de dezembro de 1979 pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.
   O nosso querido Mercado Público, na minha opinião, é a alma da cidade de Porto Alegre. Nesse lugar fantástico podemos comprar frutas, verduras, carnes , frios, artigos para religião africana, tomar uma bebida gelada e comer um lanche delicioso. Nesse espaço de encontro dos porto alegrenses há feiras periódicas, lotéricas e bancas de revistas. Podemos observar as casas de religião fazendo o ritual do passeio, o colorido dos axós e todo o respeito ao Bará do Mercado, que está assentado no susolo, bem no centro da encruzilhada que divide o Mercado Público. Sobre o ritual do passeio, sobre o Bará do Mercado e sobre o Príncipe Custódio de Xapanã  falarei em outros posts.
   Não há outro lugar que expresse o sentimento da nossa cidade. O Mercado Público vai muito além de um lugar de comprar e vender, muito além de um lugar onde as pessoas vão satisfazer a sua busca por bens e serviços. O Mercadão é a cara da nossa cidade e merece todo nosso respeito e carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário