segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween


Halloween



     O Halloween é uma festividade originária da Grã-Bretanha, difundida largamente nos países de língua inglesa, com grande importância nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Originou-se da festividade chamada Samhain, uma celebração dedicada aos mortos. Esse festival ocorria sempre entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro. O festival de Samhain também era dedicado ao final do verão. Com o tempo, a data também mesclou-se com a tradição católica do dia de todos os santos e finados( Halloween vem de All halloweed eve=  vigília de todos os santos), ficando a festa com a sua data definitiva no dia 31 de outubro.
    Apesar de ser uma celebração anglo-americana, não a vejo com maus olhos. As crianças e os adultos se divertem vestindo fantasia, buscando doces e brincando com personagens que, normalmente, as pessoas sentiriam medo.  Ocorre festas em todos os lugares para brincarem o dia das bruxas. O Halloween acaba se tornando um carnaval fora época.
   Uma ideia interessante seria , além de usar as fantasias, pedir os doces ou propor as travessuras, contar histórias de fantasmas ou outros seres do além e ver filmes de terror. Ficaria bem bacana e, quem sabe, mais aterrorizante!
  Feliz dia das Bruxas a todos!

Saci


SACI
 

        O Saci é uma das personagens mais conhecidas do folclore brasileiro. Representado na figura de um negrinho com uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça e fumando cachimbo, o Saci-Pererê( ou Saci Tique ou Saci Saçura),tem uma personalidade bem controversa podendo ser ao mesmo tempo maléfico, gracioso e brincalhão. O nosso folclore conta que ele adora aprontar com as pessoas e com os animais, assustando os viajantes nas estradas ou dando nós no rabo do cavalo. Assim como o Caapora, O Saci-Pererê é um dos guardiões da floresta e, por conseqüência, da sabedoria contida nela. O Saci-Pererê guarda o conhecimento das ervas e das folhas.
    O dia 31 de outubro  é consagrado a essa figura da mitologia afro-indígena-brasileira. Foi criado para combater a introdução do Halloween na nossa cultura. Penso que o nosso folclore deve estar em primeiro lugar, mas não sou xenófobo em relação à cultura nenhuma. Devemos pegar o que tem de bom em todas as culturas e aprender com elas, mas sem esquecer das nossas raízes. O folclore brasileiro, uma mistura inteligente e bonita da cultura européia, índia e africana, é uma fonte eterna de aprendizado e sabedoria. Então, Viva o Saci!
     Em tempo: O Saci aparece muito na obra do grande Monteiro Lobato, na obra do também grande Ziraldo e em muitas músicas. Não esquecendo que o Saci é o símbolo do clube campeão de tudo: o Sport Clube Internacional.

sábado, 29 de outubro de 2011

Dia Nacional do Livro


Dia do Livro no Brasil
 


    No dia 29 de Outubro também comemora-se o dia do livro no Brasil. Como eu já havia dito em um outro post, o livro, para mim, é um dos bens mais desejados e cobiçados. Adoro livros e literatura em geral e posso dizer, com a mais absoluta certeza, que eles foram os meus melhores companheiros. Abrir um livro, viajar em suas páginas e absorver o seu conteúdo: não há exercício melhor que este!
    Num  país onde eles ainda são caros e inacessíveis a uma boa parcela da população, os livros , aqui no Brasil, na minha opinião, não ganham a importância que deveriam ter. Por mais que tenhamos isenção de impostos para a sua publicação(assim como jornais e revistas), ainda são caros e, por conseqüência, o grande público ainda se mantém afastado desse universo mágico. Como já dizia Monteiro Lobato “um país se faz com homens e livros”. Precisamos dessas “plataformas” de conhecimento para alavancarmos a construção de uma sociedade culta e justa.

 

Nelson Cavaquinho

Nelson Cavaquinho

     Um dos maiores poetas Do G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira completaria no cem anos no dia de hoje. O autor de “Folhas Secas”, “A Flor e O Espinho” , entre outros clássicos do samba brasileiro, Nelson  Antônio da Silva nasceu no dia 29 de outubro de 1911.  Nelson Cavaquinho foi morar no morro da Mangueira quando era soldado da polícia militar do Rio de Janeiro, após uma de suas rondas a cavalo.  Suas belas canções versavam sobre mulheres, violão, morte e boêmia.
     No carnaval desse ano, o poeta de “A Flor e o Espinho” foi homenageado pela sua escola querida. Nelson Cavaquinho nos remete aos tempos áureos do samba, da boêmia, onde as grandes tristezas e desilusões tornavam-se inspirações para poetas como Cartola, Carlos Cachaça, Candeia entre outras. A poesia desse grande mestre da verde e rosa é eterna!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


São seis horas da  tarde
O tempo urge e coração arde
A criança dorme na cama ao lado do computador
Eu vou fingindo que tudo está bem, sem dor
Já pensei em caminhar a esmo
Já tentei deixar de ser eu mesmo
Já fiz um esforço sobrenatural pra não chorar
Enquanto todos festejavam um ouro de tolo que ganhei.....
Embora haja autonomia para certas decisões
Sou escravo das circunstâncias
Estou preso pelo pé e pareço-me feliz
E, com todas, essas coisas
É clichê pensar em deixar essa instituição falida
Que todos falam que é bonita
Mas que até agora é uma repetição de mau gosto de erros que cometi
Uma obra de Sísifo
A pedra rola eternamente da montanha e você tem que empurrá-la.


FEIRA DO LIVRO


FEIRA DO LIVRO PORTO ALEGRE 2011


  Hoje, dia 28 de Outubro de 2011, está de volta a Feira do Livro de Porto Alegre. A maior feira do livro a céu aberto do País,a mais antiga e , quem sabe, a mais querida e famosa, ficará na Praça da Alfândega, Centro de Porto Alegre. Parece que este ano haverá um espaço ainda maior e mais de 160 stands vendendo um dos bens que eu mais aprecio: o livro. Fora o comércio de livros(20% mais baratos que nas livrarias no mesmo período), haverá vários em eventos, entre eles, shows, debates, tardes e noites de autógrafos. Com certeza, estarei lá!

BABY BOY


 

BABY BOY


    Baby Boy- O Dono da Rua( Baby Boy,E.U.A, 2001) é  um filme do diretor americano John Sigleton, especialista em filmes com a  temática afro-americana. O filme começa falando sobre uma teoria de uma psicóloga americana, que compara o homem negro a um bebê. Isso tudo é um prelúdio para entrarmos na história de Jody(Tyrese Gibson), um rapaz de 20 anos, que não trabalha e nem estuda, tem dois filhos com duas mães diferentes e não larga a sua mãe, Juanita(A.J. Johnson). Jody, ao longo do filme, mostra a sua imaturidade para tocar sua vida e lidar com situações que são de sua competência. Suas atitudes( ou falta delas) fazem as pessoas que estão em sua volta sofrerem, principalmente Yvette(Tariji P. Henson), mãe de seu filho, apaixonada por ele. Jody irá enfrentar situações que o farão decidir por um caminho melhor para a sua vida.
     Esse file é muito interessante, pois mostra como nós, homens, muitas vezes podemos ser egoístas e despreparados para viver um relacionamento e tocarmos nossas vidas.Muitas vezes nos apresentamos como uma fortaleza, mas no fundo somos meninos assustados quando o assunto é tomarmos decisões que nos façam crescer. Não é à toa que o assisti esse filme mais de três vezes. Não é à toa que o estou recomendando.

SÃO JUDAS TADEU

SÃO JUDAS TADEU


28 de Outubro é o dia consagrado a São Judas Tadeu.São Judas Tadeu, apóstolo de Cristo( não confundi-lo com Judas Iscariotes), padroeiro da Armênia, Santo das Causas Impossíveis e Perdidas e padroeiro do Clube de regatas Flamengo. É representado, na sua imagem, com uma maça em uma mão e um rolo de pergaminho na outro( uma alusão a epístola de sua autoria no Novo Testamento). Na religião afro-brasileira é sincretizado como Ossanha ou Ogum, dependendo da Nação que o cultua.
São Judas, rogai por nós!




Oração a São Judas Tadeu (NAS GRANDES NECESSIDADES)

São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus.
O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi a causa de que fosseis esquecido por muitos; mas agora a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono dos casos desesperados, dos negócios sem remédio.
Rogai por mim que sou tão miserável!
Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxilio, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos.
São Judas Tadeu, alcançai-me a graça, que vos peço, de ... (aqui faz-se o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus , convosco e com todos os eleitos, por toda a eternidade.
Eu vos prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco.
Amem

São Judas, rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam o vosso auxilio!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ACREDITE NO CONHECIMENTO!


Acredite no conhecimento


A Superinteressante fez um vídeo bem bacana falando sobre a importância do conhecimento científico. Bem feito, bem humorado e muito interessante. Vale a pena conferir!



Decepções à parte............

Ás vezes, penso eu, que não adianta você conversar, explicar mil vezes, fazer alguém entender os teus objetivos, os teus sonhos, o que você quer para a sua vida,pois a pessoa que está ao teu lado entende tudo ao contrário. Por mais que você puxe o bom humor lá do “fundo”(mesmo quando a vida te dá poucas opções para sorrir...), mas você é inundado por uma onde de mau humor e pessimismo que te anoja! Continuamos a fazer a nossa parte, o papel que lhe é cabido, apesar de duvidarem do teu comprometimento. Bom, decepções à parte, continuamos a caminhada, com a esperança(embora que o contrário se faça forte e presente) de que tudo melhore(um dia, talvez!)

7000000000


7000000000


     A população mundial,ao que parece, chegará a 7 bilhões de habitantes na próxima segunda –feira, dia 31. Segundo o site da Superinteressante, apesar de ter havida uma queda na taxa de nascimentos, de 2,1% no final dos anos 60 para 1,2% nos dias de hoje, esse número “assombroso” de gente na face da terra é devido, principalmente, a evolução da medicina e  as melhorias na saúde pública. Ou seja, está nascendo menos gente, mas também está morrendo menos gente.
    No ano de 1999, a população mundial atingiu a marca de 6 bilhões; em 2011, a população do planeta chega a 7 bilhões de humanos. Em 12 anos, atingimos mais um bilhão de bocas no nosso planetinha. Se continuarmos nesse ritmo, por volta do ano de 2020, atingiremos mais um bilhão. Preocupante, né? Digo isso pelo fato que serão mais um bilhão para se alimentar, ter emprego digno e renda, mais um bilhão para a saúde pública dos países se preocuparem  em tratamento e prevenção de doenças. Preocupante!
  O mais engraçado dessa história é que desses 7 bilhões que  seremos na próxima semana, 1 bilhão e 200 milhões são indianos, 1 bilhão e 338 milhões são chineses. Os dois países juntos são, mais ou menos, 37 % da população mundial!(nada contra!nada relevante! Só um dado inútil que eu quis postar!)
  Para arrematar esse post, eu achei um vídeo bem bacana que ilustra esse fato histórico. O interessante é que ele mescla o desenvolvimento humano no ventre com a evolução humana no planeta. Bem bacana!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CORAÇÕES AO ALTO

CORAÇÕES AO ALTO


Persistirá em nós a força dos que já partiram
E se repartirá em mil pedaços bem divididos
Bem que eu sei, a vida não é só como eu penso
Já cansei, de sonhar e perder o bom senso
Voará com o vento a Esperança
E acenderá os seus olhos como os de uma criança
Inocência perdida a todo instante
A decência pensadda e repensada, nesse relance
Só eu sei que os corações foram até ao alto
Acompanhei essa aventura salto por salto
Caminhará, entre nós, a Sagrada Loucura
Pra quem sabe, um dia , encontrarmos a Cura
De um mundo que num giro esquece da gente
Com suas ideias de velocidade, não há quem invente
Mas inventei pra mim um mundo mais humano e denso
Embora estar vivendo a cada instante sempre tenso
Quero dizer que a chama nunca se apagará
Mesmo que ainda cedo o Fim dessa Estrada possa chegar
Se ao alto foram os corações
Se renovadas foram as intenções
Não há nada que me impeça de sonhar, viver e ser feliz.

Porto Alegre 21 de  maio de 1992.

Não me perguntem o que significa, pois não saberei dizer......

Vietnã

Vietnã

O ideal tomou a minha mente
Fez meu coração transbordar de coragem
Em poder transformar teus caminhos tão comuns
Em um lugar só meu
Embriagado pelos meus sonhos,
Parti com a cara, força e intuição
Peguei em armas, eliminei bobagens
Que pudessem destruir a minha ilusão
Tentei dominar tua mente
Com palavras repetidas, tal como oração,
E o teu corpo quente e com as armas de todo o meu prazer
Só que no meio achei montanhas, florestas e barreiras tão naturais
Não conhecia o território, o que fazer?
Ainda embriagado pela intenção de te dominar
Aos poucos, com os teus recursos
Eu  fui dominado
E sob o fogo cruzado de tuas palavras e provocações
Aos poucos, por teu exército, arrasado
Queria sair desse mundo
Que me destruía, me diminuía
E, embriagado novamente estava
Mas não pela coragem e sim
Por algo que fizesse o meu corpo e mente sonhar
Sonhar que eu estava com você nos braços
Sonhar que teu corpo era todo meu
Mas, lúcido, a realidade era outra
Estava só e em pleno ato de guerra
Percebi que essa guerra não era pra mim
A força do inimigo me surpreendia
Foram dias,meses e anos à espera de um socorro decente
Enquanto isso, na sede do meu ser
Me celebravam como heroi
Queriam a carne e o sangue de um heroi
Heroi: palavra nefasta pra quem um dia sonhou em ser um
E hoje é só uma sombra
Cabeça girando em torno de um sonho Perdido
Corpo necessitando de alimento
Alma necessitando de uma fé
Que há muito tempo foi diluída
E, após lutas dentro de uma luta,
Abandonei uma guerra, aliviado
Não heroi, mas vivo o suficiente
Para pensar e botar os pés na terra
Abandonei florestas, montanhas e pântanos de alguém
Para viver os meus recursos, os meus desejos
Mas totalmente angustiado, revoltado e sentido que algo ficou pra fazer

Porto Alegre, 09 de novembro de 1994.

domingo, 23 de outubro de 2011

A QUESTÃO

A QUESTÃO

Se os caminhos da vida
Parecem todos iguais,
Mas sempre fica a dívida
De se correr atrás
(Quem vai querer mais?) Te digo:
Que toda verdade
Um dia mentiu também
Extremos são falsidades
Como o mal e o bem
Por isso eu canto assim:

Agora
É olhar em frente
E seguir o seu rumo.
Embora
Já temos em mente
Todo o resumo
A questão já chegou ao fim

Já passei por estradas
Como o prazer e a dor
Já morri na virada
Por causa do amor
(Por tocar horror!) Te digo:

Fui queimado na Praça
Processos da Inquisição
Tive o apoio da massa
Mas provei da solidão
(E quem vai chorar por mim?)


Agora
É olhar em frente
E seguir o seu rumo.
Embora
Já temos em mente
Todo o resumo
Ninguém vai chorar por  mim
( Nem eu! Muito menos eu.....)

13 de dezembro de 1991

Essa poesia escrevi inspirada numa canção de Raul Seixas chamada "SUNSED". Tentei fazer uma versão da musica(original em inglês) e acrescentei mais alguns versos.

sábado, 22 de outubro de 2011

Ei, amigo!

EI,AMIGO!


Ei,amigo!
Olhe a nossa trajetória,
Com humilhações e glórias,
Construímos uma história
Ei, amigo!
Assobie aquela canção
Com isso reacenda a chama no coração
E devolva ao caminho toda emoção.
Lembra
Que um dia peguei em armas por tua causa?
Lutamos juntos, mudamos mundos
E não fizemos vistas grossas
A tudo que se transformou
A todo instante, ao nosso redor
Um toque profundo, alguém que voltava
Tudo era eletrizante, o simplório e o bossal
E, com esses ingredientes, fizemos a nossa revolução
Quem poderia advinhar a nossa intenção?
Vem agora,amigo!
Vamos fechar esse livro
Para escrevermos outros mais
O importante é que estamos vivos
E pode contar: sobreviveremos, com certeza, à beira desse cais.


Porto Alegre, 27 de Fevereiro de 1992

AVALON

AVALON



Tantas voltas, tantos caminhos
Tantas verdades absolutas
Pras gente sempre acabar em dúvidas
É o preço que pagamos por achar que somos livres

Na verdade, os grilos existentes
São apenas meras consequências
Do que você nunca aprovou

Chorar não adianta
Só alivia, mas desvia do caminho
Você acorda dos sonhos
E vê que ainda está sozinho

Sonhar com o Paraíso
Muitas vezes é preciso,
Mas é preciso seguir a estrada certa
Para poder chegar até lá

Vem as chuvas, vem as secas
Ventanias varrendo a cidade
Relâmpagos, trovões
Anunciações!
De um julgamento necessário
A mesa está posta
O juri, em seguida, irá tomar a sua decisão

E você se desespera!
Sonha com a própria morte
Não adianta viver, não há mais sorte
Autopunição e alívio tem o mesmo nome

A confusão persiste e a ansiedade domina
É a mulher se fazendo de menina
Tentando se esconder  no superado jogo da sedução

O melhor é esperar ao invés de  tentar atitudes tolas
Nesse momento é impossível buscar as portas abertas

A decisão já foi tomada
É sua responsabilidade e dever ir atrás da estrada
o arco-íris brilhará no céu indicando o caminho
Não estamos sós
Só te peço: quando encontrares o Reino
Me avisa, pois estarei lá



Porto Alegre, 03 de março de 1993.

Considerações.........

Eu vou utilizar esse espaço e postar uns poemas que escrevi na adolescência. Não são "primores da língua portuguesa"(sonha!), mas traduzem a minha alma há mais ou menos 15 ou 20 anos passados. Como eu ando numa "maré" de pouca inspiração, relembrar algumas das coisas que escrevi me trará imaginação, força e coragem para tentar escrever alguma coisa que preste. Bom sábado e boa noite a todos!

domingo, 16 de outubro de 2011


NADA

Não se preocupe
Nada vai me tirar desse lugar
Nada pode arrebentar o elo , desvendar o mistério
Nada pode desunir ainda mais
Nada me leva a lugar algum
Não irei, não serei, não estarei.....
Ainda lhe digo para espantar os seus temores
Desamores....
Fantasmas que rondam e teimam a vagar
Mesmo assim posso lhe afirmar que eles são.....
Nada
Nada destroçará os meus grilhões
Nada
Nada tem força o suficiente pra quebrar a torre
Nada me transmitirá a força necessária pra lutar
Contra o nada que insiste em teimar
Com nada que pode lhe acalmar
E, mesmo assim,
Amanhã
Nada terá força pra fazer você saber
E disistir da sua sina de inquisição
Abrir seu coração
Nada

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR


DIA DO PROFESSOR
 
 Falar que o professor é essencial ao crescimento e desenvolvimento do País é “chover no molhado”. Sabemos que sem esse profissional não há nada e todos os nossos sonhos de nação civilizada e desenvolvida iriam pelos ares. Não é nada fácil encarar uma sala de aula, muitas vezes compostas por alunos e alunas sem muita vontade de aprender, e passar o conhecimento, formar cidadãos e profissionais. Num país carente de mão de obra especializada em vários setores da economia, o professor é cada vez mais necessário.
  Professores...Mestres...Profissionais fantásticos, mal remunerados, incansáveis na sua missão de repassar o conhecimento, de educar e formar gente. Mesmo em condições adversas,mesmo notando que em uma turma de 40 pessoas, tem apenas 5 prestando atenção, segue na sua luta e no seu dever.
   Dedico a todos os professores e professoras que passaram na vida e que,de uma forma ou outra, contribuíram para o meu crescimento e formação. Peço-lhes desculpas por muitas vezes não ser tão dedicado o quanto deveria ser, mas quero dizer-lhes que a sua mensagem foi passada com maestria e nada foi perdido. Dedico especialmente essa postagem a Dona Noeli, minha primeira professora. Sou eternamente grato pela sua amizade e dedicação.

 http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/d/dia_do_professor-10762.gif

A CABANA


A CABANA




    A Cabana conta a história de Mackenzie Allan Philips, um homem amargurado com o desaparecimento de sua filha Missy de 6 anos,  supostamente assassinada em uma cabana, onde encontraram um vestido com marcas de violência. Passado quatro anos do ocorrido e convivendo com a Grande Tristeza, Mack recebe um bilhete para reencontrar Papai(Deus) na cabana onde sua filha foi morta. Mack passa um final de semana na cabana( que lhe trazia tantos temores com, Deus, Jesus e o Espírito Santo. Nesse curto espaço de tempo, ele aprenderá sobre Deus, amor, relacionamentos, perdão e muitas coisas necessárias para poder viver bem e em paz.
     Lançado em 2007, A Cabana foi escrita pelo canadense William P. Young, sem a pretensão de tornar-se um best-seller. Acabou vendendo no seu primeiro ano mais de 12 milhões de exemplares. É um livro que toca, mesmo você não sendo cristão. Num mundo tão carente de valores, A Cabana nos ensina a deixar Deus tomar conta das nossas vidas  e nos convida, também, a aprimorar nossos relacionamentos. É daqueles livros que você se sente leve ao terminar de ler. O autor consegue passar a mensagem da forma mais simples e direta. 
   Recomendo a todos esse livro fantástico.

A TORRE


A TORRE
 
É incrível como o tempo, muitas vezes, se torna teu aliado
E, ao mesmo tempo, o teu pior inimigo
Aqui do alto eu vejo tudo embaçado......
Não posso ouvir os sons do da Cidade, sentir suas nuances
Vozes, luzes e cores
Sigo o meu trabalho com uma paciência que ao mesmo tempo
Me dá nojo, raiva e pena
Mas , assim mesmo, a caravana tem que seguir
Ainda lembro das velhas canções quando eu estava no front
E, mesmo correndo perigo de vida, eu ainda estava vivo!
É incrível como aquilo que te dá segurança e fortaleza
Muitas vezes significa o ataúde que abrigará teu corpo
Para uma eternidade onde não haverá nem céu e nem inferno
Para uma eternidade onde nada haverá

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CRISTO REDENTOR


CRISTO REDENTOR

 
   Ontem, dia 12  de Outubro, uma das sete maravilhas do mundo moderno, completou 80 anos: O Cristo Redentor. Cartão postal de uma das cidades mais belas do mundo(porque não dizer a mais bela?!), com seus braços abertos sobre a baía de Guanabara, abençoando a Cidade Maravilhosa e a todos que nela habitam. O Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, é um dos destinos que eu quero ter futuramente, para conhecer suas belezas naturais e o mundo do samba, mas , por enquanto, ainda é sonho.
   O Cristo Redentor foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de Outubro de 1931 após cinco anos de obras. Foi idealizado pelo engenheiro Helio da Silva Costa, pelo artista plástico Carlos Oswald e pelo escultor francês Paul Landowski. O material foi levado de trem  até o Morro do Corcovado, que fica 709 metros acima do nível do mar. É considerada uma das grandes obras da engenharia e arquitetura brasileira.
Aqui vai meus parabéns(atrasado) a todos os cariocas pelo aniversário do símbolo da Cidade Maravilhosa.     
     O Cristo tantas vezes citado nas músicas, que foi “destruído “ no filme “2012” e que tantas vezes admiramos aquela vista maravilhosa. Sem esquecer: lembro-me do trapalhão Renato Aragão subiu nos braços do monumento e beijou as suas mãos. São 80 anos, muitas referências e emoções! Vida longa à Cidade Maravilhosa!


Corcovado

Tom Jobim

Um cantinho e um violão
Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar
E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor que lindo
Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama
E eu que era triste
Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci
O que é felicidade meu amor
O que é felicidade, o que é felicidade


MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE


MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

 
    O Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 03 de outubro de 1869. Construído originalmente em estilo Neoclássico, foi idealizado pelo arquiteto Frederico Heydtmann em 1861, sendo concluído 8 anos depois. O propósito da sua construção era abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o Mercado Público de Porto Alegre passou por várias reformas( que mudaram o seu estilo arquitetônico), incêndios nos anos de 1912, 1976 e 1979, uma enchente em 1941, onde inundou todo o seu primeiro pavimento e uma ameaça de demolição , na administração do prefeito Telmo Thompson Flores, onde daria lugar a uma avenida no centro da cidade( ainda bem que não aconteceu!). O Mercadão(como é carinhosamente chamado) foi  tombado em 12 de dezembro de 1979 pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.
   O nosso querido Mercado Público, na minha opinião, é a alma da cidade de Porto Alegre. Nesse lugar fantástico podemos comprar frutas, verduras, carnes , frios, artigos para religião africana, tomar uma bebida gelada e comer um lanche delicioso. Nesse espaço de encontro dos porto alegrenses há feiras periódicas, lotéricas e bancas de revistas. Podemos observar as casas de religião fazendo o ritual do passeio, o colorido dos axós e todo o respeito ao Bará do Mercado, que está assentado no susolo, bem no centro da encruzilhada que divide o Mercado Público. Sobre o ritual do passeio, sobre o Bará do Mercado e sobre o Príncipe Custódio de Xapanã  falarei em outros posts.
   Não há outro lugar que expresse o sentimento da nossa cidade. O Mercado Público vai muito além de um lugar de comprar e vender, muito além de um lugar onde as pessoas vão satisfazer a sua busca por bens e serviços. O Mercadão é a cara da nossa cidade e merece todo nosso respeito e carinho.

MINHA AUTÓPSIA I


Caminho tropeçando nas minhas pegadas
Para apagar as marcas do  que passou
A chuva molha a minha cabeça como se fosse um novo batismo
Tento alcançar alguma meta:
Um novo emprego, uma conquista passageira, reduzir a glicose
Os triglicérides...
Sou o elo definitivo de um Ontem perdido, um presente perplexo e um
Amanhã incerto como a própria palavra
Assim eu vou ...
Sinto vontade de rasgar a certidão de nascimento ou andar nu
Sinto vontade de agregar o que foi desagregado,
De convidar um estranho para almoçar
Ou casar com uma desconhecida
Tenho a espada na mão, mas não sei lutar
Sou aquilo que me exalta e me detona




Porto Alegre, 29 de Agosto de 2009

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças


Dia das Crianças
 Dia das Crianças


    A criança é um ser abençoado pela sua inocência e pela sua pureza. Hoje é o consagrado a elas. 12 de outubro é um dia de felicidade, brincadeiras, presentes , doces e amor. Amor de todos que as cercam e que tem o dever de protegê-las e o direito de amá-las. Hoje foi um dia que nós, adultos, fazemos um retorno ao passado e relembramos com carinho os bons momentos da infância.
   Não podemos esquecer que é uma data criada pelo comércio, com a intenção de vender brinquedos,guloseimas e artigos infantis. Não podemos esquecer também da desigualdade sócio-econômica que campeia no nosso país e no mundo. Hoje é um dia feliz por um lado, mas triste por outro, pois vemos crianças em estado de mendicância, crianças trabalhando para sustentar adultos relapsos, crianças sendo exploradas pelo tráfico e pela prostituição. Nossa sociedade não pode fechar os olhos para esse fato e nós devemos lutar contra esse tipo de coisa.
    Passei com meu filho de 1 ano e 9 meses do Jardim Botânico até o Morro Santa Tereza , onde mora minha mãe e a minha irmã. Vi pela janela do ônibus festas em homenagem aos pequenos em todos os lugares. Os terreiros de Umbanda e Nação também promoveram suas mesas de inocentes, onde a gurizada ganhou muitos doces, muitas balas, brinquedos e o melhor, o axé dos cosminhos.
    Dedico essa postagem ao Guilherme, a Bruna, a Suanny, ao José Eduardo,a Andressa, a Adriane e a todas as crianças desse imenso país e, por que não, do mundo!

Oxum Ademun


Oxum Ademun

 

     Esta mãe maravilhosa, dona do meu ori, é celebrada na data de hoje, 12 de outubro. Na correlação com a religião Católica, é associada a Padroeira do Brasil. Na religião afro-brasileira, Oxum Ademun é a Oxum de meia idade. O Batuque cultua três tipos de Oxum( dependendo da Nação, é claro), onde temos: Oxum Panda, Oxum Ademun e Oxum Dokô. A palavra Ademun vem do Yorubá Ade= coroa, Mù= engolir, trazer de volta , por para dentro. Essa maravilhosa Oxum responde nas partes mais fundas e escuras do rio. Como o seu nome diz, a sua coroa está submersa no fundo dos rios.Oxum Ademun associa-se ao Orixá Ossaim e, dependendo da nação, ao Orixá Xapanã também.
Esse post é uma homenagem a força que me sustenta há mais de 39 anos. Sou grato pelo seu amor, pelo seu conforto e luz.
   Falarei mais da mãe Oxum em dezembro.

Nossa Senhora Aparecida


NOSSA SENHORA APARECIDA
 



   O dia 12 de Outubro é dedicado à Padroeira do Brasil.  A história conta que os pescadores Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves encontraram a imagem da Padroeira no dia 12 de Outubro de 1717 quando pescavam no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá. Os pescadores estavam a horas tentando obter o pescado, mas sem sucesso. Após encontrar a imagem da Santa nas ruas redes , eles a envolveram em um lenço a , após isso, ocorreu uma pesca milagrosa. A imagem ficou durante quinze anos na casa do pescador Felipe Pedroso,onde a mesma virou casa de oração e devoção à virgem. Aconteceram vários milagres aumentando ainda mais a fé em Nossa Senhora. O milagre mais intrigante foi quando o povo fazia as suas orações e as luzes foram apagadas e depois reacendidas, sem nenhuma intervenção humana. Os milagres foram muitos e a Santa ganhou a sua primeira capela em 1734, no morro dos coqueiros . Em 1822 recebe a visita de Dom Pedro I. Em 1834 foi iniciada a construção da sua Basílica, sendo concluída em 1888. No mesmo ano, em 6 de novembro, ganha da princesa Isabel a sua coroa e manto azul, pagamento de uma graça concedida a princesa brasileira. O município de Aparecida foi criado em 1928, em homenagem a Santa.No dia 16 de julho de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil. O feriado de 12 de Outubro foi decretado em 1980.
   Nossa Senhora Aparecida no sincretismo afro-brasileiro é Oxum Ademun. Essa santa, dona da minha cabeça, é a Oxum de meia idade, senhora das flores, do perfume, do mel e das riquezas. Ora yêyêo, ya Oxum!
   A Padroeira, santa de devoção da nação brasileira, que nunca deixa de nos atender. Agradeço pela sua presença em minha vida, pelo conforto dado nas orações e pelo amor incondicional de mãe.
   Esse dia, para mim, é muito especial e feliz!

 

Ou - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)
D - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)
Ou - Ipè l’òrun, a dê lúwe yèyé ou! 
( Ao chamado nos somamos sempre usando o céu, chegamos
nadando, OH mãe!)
D - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)