sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ROCK IN RIO IV (2)


ROCK IN RIO IV
 
Vai começar o mais famoso festival de Rock em terras brasileiras: O Rock in Rio. O festival, idealizado pelo empresário Roberto Medina,  teve início ainda nos 80, precisamente no verão de 1985,  numa época importante para a história do Brasil: o fim da ditadura militar. De lá para cá, foram 3 edições aqui no Brasil, 4 edições em Portugal e 2 na Espanha. A quarta edição começa hoje, daqui algumas horas, na Cidade do Rock, Rio de Janeiro.
Não posso deixar de comentar as atrações memoráveis da primeira edição: James Taylor, Queen, Barão Vermelho. O público cantou junto com essas atrações e o que não me sai da cabeça é a apresentação do Barão Vermelho, justamente no dia em que o Colégio Eleitoral elegia o falecido presidente Tancredo Neves, e a banda tocou, em homenagem a esse momento da história brasileira, “Pro dia Nascer Feliz”. James Taylor fez a galera cantar a canção “You got a friend” e o Queen, tendo como maestro o inesquecível Freddie Mercury, ganhou um coro de milhares de pessoas com a canção “Love of my life”. Mesmo para alguém que estava assistindo a tudo pela TV, foi de arrepiar!
A segunda edição do Rock in Rio ocorreu entre 18 e 26 de janeiro de 1991. Contou com artistas como Guns N’ Roses, Faith no More, Sepultura, Titãs, A-ha, Judas Priest, Megadeth, George Michael, Lobão, Engenheiros do Hawaii, Debie Gibson, New Kids on the Block, entre outros. As noites mais disputadas foram as de Rock pesado(como sempre). O grande destaque do festival foi o grupo norte-americano Guns N’ Roses. Um detalhe: a segunda edição foi realizada no Maracanã, que teve seu gramado adaptado para receber nove dias de evento.
A terceira edição do festival ocorreu entre os dias 12 a 14, 18 a 21 de janeiro de 2001. Com a legenda “Por um mundo melhor”, o festival voltou a Cidade do Rock, com capacidade para 250 mil pessoas. Houve também a criação de “tendas” alternativas onde eram realizados shows paralelos. Nessa edição apresentaram-se : Iron Maiden, Sepultura, Cássia Eller, Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Capital Inicial, R. E. M, Ultraje a Rigor e Ira!, Britney Spears, Sandy e Júnior. O festival foi marcado pelo boicote de algumas bandas , devido a um desentendimento com a organização e pela rejeição do público ao cantor baiano Carlinhos Brown, praticamente expulso do palco pelo público.
A partir de 2004, o festival com o Rock in em Lisboa,(onde foram realizadas quatro edições) e  em 2008 com o Rock in Rio em Madri. Serão feitas mais duas edições na península ibérica.
A quarta edição tem alguns veteranos e muitas novidades. O interessante é que o festival está ficando cada vez mais pop, com artista do axé, do soul, do hip-hop e outros gêneros, fazendo uma fusão de ritmos.Nada contra, mas levar o nome de Rock é meio estranho. O importante é curtir esse encontro da música mundial e celebrar a paz. Nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário