quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Miguel Arcanjo/Aganju/Anjos

MIGUEL ARCANJO/ AGANJU/ ANJOS
 


    O calendário da Igreja Católica dedica o dia 29 de setembro a São Miguel Arcanjo (Miguel, do hebraico Micha'el= Aquele que é igual a Deus), Arcanjo ( dogrego arkhángelos= Chefe dos anjos, Chefe dos mensageiros) que é muitas vezes citado na Bíblia como aquele que expulso Satanás e seus anjos do Céu e aquele que vai guerrear com o Demônio, na luta final entre o Bem e o mal. Não sei ao certo o capítulo e o versículo, mas a fonte desses fatos vem dos livros de Daniel e Apocalipse. Na Igreja Católica, Miguel é invocado frequentemente para a proteção contra os demônios e contra as forças do mal em geral. Ao lado dos Arcanjos Gabriel e o Arcanjo Rafael, são os únicos anjos citados por nome na Bíblia.
  Existem várias denominações cristãs que acreditam que Miguel seja Jesus Cristo.Essas igrejas utilizam-se de passagens da Novo e Velho Testamento para afirmar tal fato.Por respeito a essas religiões, não vou citá-las aqui, não vou citar tais passagens e nem comentar sobre isso. Vou só citar um fato curioso: No primeiro livro da série Operação Cavalo de Tróia, de J.J.Benitez( livro fantástico, um dia comento sobre ele!), Jesus num diálogo com o viajante no tempo, diz a ele que o seu verdadeiro nome é Mikael. Mistérios....
 

  Os anjos estão na moda. Desde a série americana Supernatural aos livros  do jornalista brasileiro Eduardo Spohr( A Batalha do Apocalipse e o mais recente, Os Filhos do Éden). Os anjos são mensageiros de Deus, sendo o elo entre o Ser Supremo e nós seres humanos. São seres que estão num grau de evolução superior a nós, humanos. Na tradição Judaico- Cristã dividem-se em castas ou categorias, sendo nove coros , agrupados em três tríades, sendo elas:


1ª ORDEM:
Anjos mais próximos de Deus e que desempenham sua função diante d’Ele.
a)Serafins: A ordem mais elevada. Também são conhecidos como Anjos de Fogo. Possuem seis asas e cantam perpetuamente em louvar a Deus.
b)Querubins: São seres com forma hibrida, animal e humana.Guardiões do Trono de Deus. São oniscientes e contemplam a Deus, recebendo do Pai todo o amor e sabedoria e derramando-as aos níveis inferiores.
c)Tronos: identificados com os 24 anciões que perpetuamente se prostram a Deus, lançado aos Seus Pés suas coroas. Simbolizam o poder divino, a humildade e a sabedoria.
2ª ORDEM:
Ordem composta pelos Príncipes da Corte Celestial.
a) Dominações: São os anjos que distribuem funções a outros anjos. Regulam as atividades dos outros anjos e presidem o destino das nações. Tem forma humana e são belos. São os anjos que auxiliam nas emergências.
b)Virtudes:Anjos que preservam a ordem do  universo. Tem como atributos principais a pureza e a fortaleza. São encarregados de orientar as pessoas sobre a sua missão e também tem a missão de fazer cumprir a ordem divina. Transmitem a força e energia divinas.
c)Potestades: Anjos encarregados das grandes ações no que tocam o governo universal. Portadores da Consciência Universal. Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa ordem.São considerados organizadores do intelecto.
3ª ORDEM
Composta por anjos ministrantes, encarregados dos caminhos das Nações e dos homens. Ligados aos mundo material.
a)Principados: Protetores da Fauna e da Flora, encarregados de cultivar as boas sementes nos campos da artes, das ciências e das ideologias, estes anjos são  representados pela coroa e pelo cetro. Recebem ordens das Dominações e das Potestades e as repassam as ordens inferiores.
b) Arcanjos:Chefes dos Anjos. Atuam como arautos dos desígnios divinos. São o elo entre os Principados e os anjos. Pertencem a essa ordem Miguel, Rafael e Gabriel.
 http://www.portal-interactivo.com/images/Arcanjos.jpg

 




c)Anjos: são os mensageiros de Deus,propriamente ditos. São os mais próximos dos seres humanos. Tem o poder de se tornarem visíveis e invisíveis, operarem milagres, voar entre outros. São feitos de luz e fogo.
Esta classificação pertence a cultura judaico-cristã. Os anjos existem em quase todas as culturas e religiões.



AGANJU



    Aganju é sincretizado como São Miguel Arcanjo, portanto o seu dia é 29 de setembro. Na cultura yorubá, foi o quinto alafin de Oyó, sobrinho de Xangô( Olufiram) e filho de Dada Ajaká (Bayanin). Como orixá, é uma das qualidades de Xangô, identificado como Xangô novo. Tem o temperamento explosivo e incontrolável, sendo identificado com os vulcões e os desertos. Xangô Aganju tem o culto ligado a Oxum Panda e a Yansã.
Pedimos a esse Pai Poderoso o seu axé de justiça e misericórdia!
Kawô Kabiesile!

Nenhum comentário:

Postar um comentário