domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO DE 2011


            Nesse domingo completam-se 10 anos do atentado às Torres Gêmeas. Exatamente às 8:47 h, o primeiro avião, o voo 11  da American Airlines atingiu a Torre Norte do Complexo do World Trade Center. Em seguida, às 9:03 h, o segundo avião, o voo 175 da United Airlines, atingiu a Torre Sul. Aconteceram mais ataques nesse dia: um grupo de terroristas seqüestraram o voo 77 da American Airlines e às 9:37 atingiram o Pentágono; Um quarto avião, que  estava destinado a chocar-se com a Casa Branca ou o Capitólio, caiu próximo a Shanksville, após uma luta entre os passageiros e os terroristas. O mundo ficava atônito ao maior ataque ocorrido no território da Superpotência Mundial.
          Os danos, materiais e humanos, foram absurdos. Além de todo o Complexo do World Trade Center ter sido destruído, os prédios que ficavam no entorno também sofreram grandes danos, mas reparáveis. Uma ala do Pentágono foi totalmente destruída. Danos materiais são recuperáveis(ou não, mas isso é discutível),  o pior de tudo foram as vidas perdidas nesses atentados:  2977 mortes ocorrem nos ataques, incluído os 19 terroristas, executores da tragédia. Ficaram feridas 6291 pessoas. Instalou-se uma comoção mundial pelos mortos e feridos nesse ataque.
          A autoria dos atentados foi atribuída a Al-Qaeda e ao seu líder Osama Bin Laden, que mais tarde, negou ter planejado o atentado. Em 72 horas do atentado o FBI já tinha as identidades dos participantes. Passou-se alguns anos,  Bin Laden admitiu a autoria do atentado, em um vídeo, que foi divulgado pela TV Al Jazhira. Os motivos para tamanho terror ficaram logo esclarecidos: o apoio dos E.U.A a Israel, a presença dos E.U.A na Arábia Saudita(terra natal de Bin Laden) e as sanções impostas ao Iraque. Conhecíamos então os rostos daqueles que fizeram tamanho estrago no centro financeiro do mundo.
        O restante já conhecido: George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos da América, declara “Guerra ao Terror” e promove ações no Afeganistão e no Iraque. O Talibã( grupo radical que governava o Afeganistão) é banido do governo e o ex-ditador Iraquiano Saddam Hussein é derrubado do poder, preso, julgado, condenado à morte e executado. O medo toma conta do mundo. Países tidos como democráticos são tomados por xenofobismo e discriminação( os muçulmanos sofreram muito com isso). Medo, medo, medo. Passamos a conviver diariamente com essa palavra.
         Agora, com o “aniversário” de 10 anos dessa tragédia que mudou o mundo, revivemos através de imagens, reportagens e depoimentos tudo aquilo que aconteceu numa manhã de terça-feira, 11 de setembro de 2001. Estava acompanhando a opinião da economista Miriam Leitão e fiquei surpreso ao ver a relação do 11/09 com a crise financeira gerada em 2008. Miriam Leitão falou que inúmeras segurados quebraram com a tragédia( devido ao pagamento de seguros que tiveram fazer), as companhias aéreas tiveram grande problemas(falta de passageiros, insegurança). Muitas empresas perderam funcionários na tragédia e a bolsa operou em baixa por um bom tempo. Houve uma ligeira recuperação nos anos seguintes, mais crédito que acabou gerando a crise dos subprimes. O mundo ainda tenta uma recuperação.
       Paz sempre foi desejo humano. Um desejo que acho complicado de se realizar devido a nossa natureza.  Sempre teremos que conviver com terrorismo, com crises, guerras, contendas diversas. Devemos ter em mente é sempre fazer o melhor para que muitos não sofram devido as ações de poucos. Mais que ideologias, religiões, raças, países, nações, somos uma espécie só, todos iguais e querendo a mesma coisa, por mais impossível que ela seja: Paz.
11 de setembro de 2001, o dia que não acabou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário