terça-feira, 27 de setembro de 2011

MESA DE IBEJIS


Mesa de Ibejis


 
  Ritual importantíssimo para os praticantes das religiões afro-brasileiras aqui do sul do Brasil, a Mesa de Ibejis, também conhecida como Mesa de Inocentes, é realizada sempre quando se encerra uma obrigação de 4 pés. Também pode ser realizada por agradecimento e por misericórdia. A Nação afro-brasileira ou Batuque, ao que parece, é a única religião afro-brasileira que tem um ritual unicamente voltado às crianças.
A mesa de Ibeji é feita sempre com o número de crianças no axé de Xangô, podendo ser de 6 a 24 crianças. Participam crianças com até 7 anos de idade( tem casa que colocam crianças de até 12 anos) e mulheres grávidas. São servidos às crianças pratos como canja de galinha( descobri que tem certas nações que não servem canja por ter o arroz, sendo este ingrediente um tabu), Amalá de Xangô, doces. Tudo isso é feito no sentido anti-horário e sem passar por cima da cabeça das crianças. No final, é dado mel em uma colher para as crianças(isso é feito por um filho(a) de Oxum ou de Oyá) e água das quartinhas. As crianças dão a volta em torno da mesa e depois tem suas mãos lavadas e secadas. No final é dado mais doces ou brinquedos as crianças.
  Quando era pequeno eu ficava ansioso de ir aos batuques com meus pais e participar dos rituais. Hoje vejo os meus filhos participarem. Como é bom ser criança!
Bom axé de Ibeji a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário