terça-feira, 27 de setembro de 2011

IBEJI


IBEJI

 

Ou - Tàlà d'ibeji èjì w'owo tàlà d'ibeji èjì w'owo
              (Da fronteira convertido em gêmeos traz o dobro de
riqueza)
D - Oujá sei sùn 'malè tàlà d'ìbejì èjì w'owo
           (Oya faz dormir aos gêmeos convertidos na Orisa do
princípio, vem o dobro de riqueza)
 

  Dia 27 de setembro é um dia feliz! Dia que nós,nos cultos afro-brasileiros, homenageamos os Orixás gêmeos, Ibeji. Eles protegem a criançada, dando-lhes saúde e alegria. A brincadeira é o seu reino e por isso, ofertamos a essas entidades balas, doces, brinquedos.  Nas casas de Nação ocorre o ritual que chamamos de mesa de Ibeji, onde colocamos a criançada para celebrar com os gêmeos, e é servido numa toalha branca no chão, além da tradicional canja, doces, balas, amalá de Xangô, etc...
 O seu assentamento é feito em vulto(em madeira) e seu culto é ligado a Xangô, Oxum , Oyá e Oxalá. Só as crianças até sete anos de idade podem participar da mesa de Ibeji. Esse ritual é importante, pois pedimos a misericórdia aos Ibeji que sempre retribuem com um bom axé de fartura.
Gostaria de estender um pouco mais e reproduzir aqui uma música que eu gosto muito: Falange de Erê, de Arlindo Cruz e Sombrinha, gravada originalmente por Zeca Pagodinho e regravada por muitos outros sambistas. Aí vai ela:


Falange do Erê

Arlindo Cruz e Sombrinha

Só quem acredita vê
Que essa vida é um doce
Mesmo se não fosse
Eu seria assim
Sou menino brincalhão
Encontrei a chance
Bem ao meu alcance
E agarrei pra mim (dou um)
Dou um
Viva Cosme, Damião, Dou um
Eu dou um
Viva Cosme, Damião, Dou um
O que importa é que a gente miúda
Me trouxe ajuda quando precisei
E o que prego nas minhas andanças
Que só as crianças me ditam a lei
E assim me sinto protegido
Ungido com a viscosidade da fé
Sua benção é presença imensa
Que vença com a crença
Quem tem seu axé (eu dou)
Da vida tão amargurada
Essa gurizada me fez renascer
E hoje sou cobra criada
Salve a Ibejada
Falange do Erê
Vinte e sete de setembro
Eu sempre me lembro
Não esqueço de dar
Cocada, paçoca, suspiro, pipoca,
Bolo, bala, bola, cuscuz e manjar (eu dou)
  
Pedimos às entidades crianças, aos gemeozinhos que protejam todas as crianças desse mundo, dando-lhes saúde e um bom ambiente para que cresçam em paz. Bom axé de Ibeji a todos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário