quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Obá

Obá

     Obá é o orixá que representa as águas revoltas dos rios e as lutas. Segundo a mitologia nagô, teria sido esposa de Xangô ( primeira ou terceira esposa, conforme as lendas), juntamente com Oyá e Oxum. Conta a lenda que, certa vez, Oxum pregou uma peça em Obá, quando foi questionada sobre uma receita que Oxum preparava para o esposo Xangô. Como Oxum estava de turbante, e este cobria-lhe uma das suas orelhas, esta disse a Obá que o segredo de sua receita (uma sopa com cogumelos,há outras versões que seria um amalá, a comida favorita do Rei de Oyó) era a sua própria orelha. Obá viu Xangô provar da receita de Oxum, aprová-la e retirar-se na companhia da Orixá das águas doces. Obá resolveu fazer igual a Oxum: cortou a sua orelha e colocou-a na sopa de cogumelos com a esperança de que Xangô fosse se agradar com a receita. Pelo contrário! Xangô repugnou-se ao ver a sua esposa cortada e sua orelha boiando na sopa. Oxum debochou de Obá pelo acontecido e as duas entraram em luta. Xangô irritou-se com o fato e as duas Orixás ficaram apavoradas, fugiram e transformaram-se nos dois rios yorubanos que levam os seus nomes. Essa lenda explica o fato que quando a Orixá se manifesta, esconde uma das orelhas.
   Outra lenda fala que Obá era tida como um orixá invencível na luta. Já havia desafiado e derrotando Exu, Orumilá, Omulu e Oxumarê, sendo temida por todos. Obá desafiou Ogun e  este foi consultar um babalaô para não fazer feio em frente à guerreira. O babalaô orientou que Ogum que triturasse quiabos e colocasse a seiva do vegetal no tablado da luta. Ele fez assim.No momento da luta, Obá partiu para cima de Ogum e  caiu devido a seiva(baba) do quiabo. Ogum foi puxado por Obá e a luta não teve vencedores. Os dois acabaram se apaixonando e Obá ficou um bom tempo com Ogum. Isso foi antes dela se apaixonar por Xangô.
    As armas de Obá são a espada, a navalha,o leme e a roda. Considerada como Orixá do corte, desfazendo os feitiços e os males enviados através magia.Também está associada às máquinas e ao movimento. É tida como Orixá do ciúme.
    Os filhos de Obá são pessoas justas, guerreiras, trabalhadoras e honestas. O número associado ao orixá é o 7, a sua cor é o rosa ou o marrom(dependendo da nação), a fruta é o abacaxi, o seu dia da semana é a quarta-feira. Sua comida é o axoxó. É sincretizada com Santa Catarina.
    A essa grande mãe pedimos o seu axé. Exó!
    Boa quarta-feira à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário