terça-feira, 20 de setembro de 2011

REVOLUÇÃO FARROUPILHA




REVOLUÇÃO FARROUPILHA
 

20 de setembro é a data máxima aqui no Rio Grande dos Sul. Data que marca a revolução iniciada no ano de 1835. Revoltados com a alta taxação do Charque, os estancieiros e donos de charqueadas, liderados por Bento Gonçalves da Silva, iniciaram a revolução a 20 de setembro de 1835 com o cerco a Porto Alegre. Na época, o imperador D. Pedro II era uma criança e quem governava o Brasil era a regência do Padre Feijó. Após o início da revolta, vários fatos importantes aconteceriam no nosso estado, entre eles a Proclamação da República Rio-Grandense, várias batalhas sangrentas dividindo o estado, a importância de estrangeiros no conflito, como Giuseppe Garibaldi, entre outros fatos até a paz assinada em março de 1845. Foram dez anos de conflito que esgotaram a nossa terra, que mostrou a força e o valor da nossa gente, mas adiaram questões importantes como a libertação dos escravos e a república no nosso país. Peço desculpas por só citar alguns fatos e não me aprofundar nos mesmos. O meu objetivo é refletir sobre a data e homenagear essa data tão querida e importante para nossas terras.

Falando em reflexão: eu sempre me perguntei, desde criança, que país seria este remanescente da Revolução Farroupilha e da República Rio-Grandense. Seríamos uma nação próspera, livre, desenvolvida, com respeito a democracia e as minorias?Teríamos liberto os escravos antes do Império Brasileiro? Seríamos mais uma marionete no teatro das nações e superpotências ou teríamos um caminho alternativo? Com certeza, não temos condições de responder essas questões. Talvez  tivéssemos um destino menos tortuoso que o nosso país.
As revoluções são importantes, pois derrubam a ordem imposta , que já não serve para nada, e trazem ares novos, pensamentos e idéias diferentes que aniquilam sistemas opressores. É claro, também, que muita coisa se distorce e, quando derruba a ordem vigente e classes dominantes, muitas vezes coloca no lugar outros dominadores, piores do aqueles que foram derrubados. Não sei se seria o nosso destino, mas foi o destino de muitas outras revoluções pelo mundo afora.
O dia de hoje é  para afirmar o orgulho pela nossa terra e nossas tradições. Afinal, nos levantamos contra as injustiças do Império e tivemos coragem de nos fazermos independentes. Hoje é dia de curtir o tradicional desfile, de comer um bom churrasco, aproveitar o final do Acampamento Farroupilha, que está no Parque da Harmonia desde o dia 01/09, de cantar, dançar e bater no peito e dizer: ah, eu sou gaúcho!




Hino do Rio Grande do Sul

Hinos de Estados

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário