quarta-feira, 7 de setembro de 2011

independência



INDEPENDÊNCIA

 

Comemoramos, nessa data, o dia em que nossa Nação se livrou do julgo português. Exatamente no dia 07 de setembro de 1822 que Dom Pedro de Alcântara declarou esse país independente, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Contrariando a tendência das províncias da América Espanhola, onde todas tornaram-se repúblicas, o Brasil virou um grande império, mantendo no trono a Dinastia Portuguesa dos Alcântaras. Houve uma pequena guerra nas  províncias do norte, onde  foram sufocados os focos de resistência colonialistas, mas após ano de 1823 começou-se o processo de reconhecimento da independência da nossa nação. Depois desse processo todo, passamos por dois reinados, república, ditaduras até chegarmos aos dias de hoje. Somos uma pátria livre? Parece que somos. Somos um povo livre? Tenho minhas dúvidas....Durante muitos anos, fomos marionetes no jogo das superpotências, puxamos o saco dos norte-americanos, dos ingleses, dos franceses e sonhamos com um modelo de país e nação que não é o nosso. Copiamos muito dos outros, por não termos a coragem de pensarmos com as nossas cabeças. Parece, que enfim, agora buscamos  valorizar uma identidade nacional. Enquanto escrevo isso,penso nos artistas da Semana de Arte Moderna, em 1922, quando nossa independência fazia o seu primeiro centenário e se discutiu uma arte genuinamente nacional. Mas isso é outra história.
Estamos completando 189 anos que somos independentes. Nossa liberdade poderia ter acontecido antes, se outras revoluções tivessem vingando, como por exemplo a Conjuração Mineira. As vezes fico imaginando como seria o rumo desse país se ideias interessantes e revoluções que não vingaram tivessem dado certo. Será que teríamos um rumo melhor? Será que não sofreríamos tanto atraso político, econômico e cultural? Não sei... Reflito na nossa história que todas as tentativas de liberdade frustraram-se e a elite dominante conseguiu manter-se mais ainda no poder. Desculpem-me se viajo em possibilidades.
Independência...palavra bonita. Significa seguir o próprio rumo, sem dar explicações  a ninguém. Significa procurar a felicidade  à sua maneira. Significa assumir os seus próprios atos, sejam eles felizes ou infelizes. Esse é o desejo de todas as nações, povos e pátrias desse mundo. Ser livre e ser feliz. Não estar debaixo de ordens de ninguém, por mais bem intencionadas que sejam. Viva a liberdade! Viva a Independência!


HINO DA INDEPENDÊNCIA
-----------
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário