sábado, 6 de agosto de 2011

Ossanha

Ossanha


        Ossanha é o orixá das plantas medicinais e das ervas em geral. Tem a função de médico astral, trabalhando junto com Xapanã nos processos cirúrgicos e de regeneração. A sua imagem é de um homem negro forte e sem uma das pernas (apoiado por uma muleta). As suas armas são o bisturi e a muleta. Os seus domínios são as matas e suas cores, na nação afro-brasileira, são o verde e o amarelo.
        Uma lenda interessante sobre esse orixá relata quando ele possuí o total poder sobre as ervas e folhas. Xangô não achava justo esse fato e  junto com Oyá  procurou uma solução para isso. A rainha das tempestades enviou um vento forte na direção da cabaça de Ossanha, onde estava guardado todo o segredo(eró) de suas folhas(ewe). As folhas de Ossanha voaram na direção de todos os orixás, que foram se apoderando de algumas delas( não de todas). Por isso, cada orixá tem suas folhas e ervas e cabe ao Pai                   Ossanha o segredo de cada uma delas, de como utilizá-las. Nos cultos afro-brasileiros, em geral, utiliza-se as folhas, os chás e as ervas para tudo: dos banhos de descargas à lavação de cabeça. A importância de um orixá como Ossanha é enorme.


        Ossanha tem como dia da semana, dependendo da nação, a segunda-feira ou a quinta-feira. As suas principais qualidades são: Aguê, beremi, eredemi,bomi, entre outras.Os números dos seus axés o 5 ou 7 e o sincretismo com São Cristóvão, São Roque , São Judas Tadeu ou São José. Na nação, ele faz ajunto( casa-se) com Oxum Demun ou Yemanjá Boci.Também o dinheiro (não sei se por associação com as folhas) fazem parte do seu axé e a saudação a esse pai é Ew-ewô! 

5 comentários: