quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jorge Luís Borges





Jorge Luís Borges é  o escritor dos Labirintos, dos espelhos , dos temas metafísicos, teológicos e filosóficos. Nascido em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899, foi um dos maiores escritores argentinos, consagrando-se em gêneros como a poesia, o conto, o ensaio e a crítica literária. Um dos seus temas prediletos em seus contos e poemas nada mais é que a própria literatura. Borges adorava usar livros fictícios e escritores fictícios, entrelaçando suas histórias com sonhos, labirintos, bibliotecas entre outros. Foi um dos papas da literatura fantástica sul-americana.
Borges faleceu em 14 de junho de 1986, em Genebra, Suíça. Tive contato com o escritor através de uma coleção da editora Martin Claret “Pensamento Vivo”, na qual o livro sobre a vida de Borges era o volume 16. Adorei aprender sobre esse argentino que amava os livros e a literatura e que sofria de cegueira progressiva. No fim da vida, já tomado pela cegueira, não deixou de trabalhar e sua paixão pelos livros não diminuiu. Algum tempo depois, eu li “O livro dos seres imaginários”(um apanhado de Borges sobre seres imaginários na literatura como, por exemplo, dragões, fadas, sereias, etc...) e também li  “O Aleph”, um livro de contos fantásticos(realmente fantásticos!). Entrar em contato com a sua temática é bastante estimulante e interessante.
Boa quarta-feira à todos!
Em tempo: Muito bonita a homenagem que o Google prestou ao escritor. Confiram emhttp://henrique.geek.com.br/posts/17523-google-homenageia-escritor-argentino-jorge-luis-borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário