quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PAULO COELHO


Paulo Coelho

 
Meu primeiro contato com a obra de Paulo Coelho foi com as letras que escreveu em co-autoria com Raul Seixas. Algumas das mais importantes musicas do maluco beleza foram feitos pela dupla Raul Seixas/Paulo Coelho, entre elas Medo da chuva, Gitâ, Meu Amigo Pedro, entre outras. Fui apresentado aos livros de Paulo Coelho pelo livro “Brida”(1990). Eu o li em dois dias! Sempre que peguei um dos livros do Mago para ler, sempre li em pouco dias, acho que é por que me prende de tal forma que enquanto eu não vejo o final não sossego. Embora ele seja muito criticado, combatido pelos puristas e intelectuais e até censurado(recentemente sua obra foi censurada no Irã), gosto muito da sua prosa e aprendi com alguns de seus livros.
Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1947. Na sua  juventude foi hippie, entrou de cabeça no mundo das drogas e mergulhou no ocultismo, encontrou Raulzito e além das letras de músicas, fundou a Sociedade Alternativa. Foi para o exílio nos E.U.A devido a problemas com a ditadura, tornou-se executivo de uma grande gravadora e quando foi demitido da mesma, encontrou o seu caminho durante um passeio na Europa, no início dos anos 80. Ingressa numa ordem exotérica, faz o Caminho de Santiago de Compostela e começa a viver o seu grande sonho: tornar-se escritor. A partir daí, publica 15 livros, tornando-se sucesso nacional e internacional ( o livro “O Alquimista”(1988) contabilizou 41 milhões de exemplares vendidos até hoje, sendo o livro mais vendido no Brasil), traduzido para várias línguas, primeiro lugar em vendas em vários países e, por fim, o seu ingresso na Academia Brasileira de Letras em 2002, ocupando a  cadeira número 21. Em 2009, foi lançado o filme Veronika Decides to die baseado no livro Verônica Decide Morrer(1998). Era a obra de Paulo chegando aos cinemas, embora a adaptação de seu livro não ter sido boa.
Apesar das críticas, tenho muita consideração pela obra de Paulo Coelho. Não pelo fato dele escrever coisas que precisamos ler ou ouvir; não pelo fato de ser considerada como auto-ajudo, eu nem o considero como escritor de auto-ajuda.Paulo Coelho, para  mim, nos seus livros tenta buscar um universalismo, algo abrangendo o todo, focando no microcosmo de suas obras. O drama de seus personagens é o drama de todos nós, procurando respostas para as mazelas de nossas vidas.
Parabéns Paulo pelo aniversário!




Hoje minha querida avozinha faria 99 anos .  Saudades Dona Áurea de Souza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário