sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Povo de Exu



Agosto é o mês do Exu

    Não sou um expert em povo de exu, mas como é mês de agosto eu gostaria de deixar as minhas impressões sobre essas entidades tão importantes. Mensageiros, guardiões, espíritos com um grande conhecimento do bem e do mal, aqueles que abrem e fecham nossos caminhos, cruzeiros e encruzilhadas.... essas são algumas atribuições que damos a esse povo especial. A ligação entre o Ayé(terra) e o Orun(céu), ou seja a ligação feita entre o mundo carnal e o mundo espiritual é feita por essas entidades. Há pessoas que tem preconceito com esse povo e acham que sua finalidade é somente ações maléficas, não sabendo que o povo de exu tem uma finalidade bem maior que é a da proteção, limpeza espiritual, caminhos aberto e aconselhamento. Suas irreverência, malícia, bom humor e outros, os aproximam mais da gente do que outras entidades, deixando claro aqui que todos no grande plano espiritual são importantes e necessários.
     Agosto é considerado um mês de grande demanda. Os tambores da Nação silenciam, com exceção do dia dos Pais onde é feita uma homenagem a todos orixás masculinos,mas  fora isso, agosto, pelo menos aqui no Sul, é o mês do Exu. Tem gira em todos os lugares possíveis, saudando exus e pomba-giras de todas as falanges. Não quero aqui ser tão explicativo, falando de toda as falanges e as entidades que as compõe. São muitos e agem em vários planos. Fica aqui registrado o meu respeito por essas entidades que vem ao mundo nos auxiliar e, por que não, fazer o bem e manter o equilíbrio espiritual.
       Esse post foi escrito em tom de homenagem a esse povo e não como uma matéria explicativa. Preferi colocar as minhas impressões sobre essas entidades do que explicar cada falange, cada exu ou pomba-gira, sua atribuições etc...Há sites que fazem essa função e fazem muito bem! Peço desculpas aos amigos que tem um conhecimento maior ou melhor que o meu. Como disse, não tenho a intenção de explicar ou relatar rituais, mas sim homenagear.
Alupandê, Exu! Alupande,Exu mulher!
Laroiê, Exu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário