segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sincretismo reliogioso


Sincretismo Religioso

O Sincretismo religioso é definido como a fusão de elementos de duas ou mais crenças. Está presente aqui no Brasil desde que os nossos antepassados vieram nos tumbeiros, na Diáspora Negra, até o Novo Continente e foram obrigados a disfarçar seus cultos originais aos seus Orixás, Nkices, Voduns , antepassados e deuses, com a religião Católica Romana, com o intuito do seus cultos sobreviverem. Nos quatro séculos de escravidão que se seguiram muita coisa foi adaptada em nome dessa sobrevivência da fé. Tivemos o nosso panteão correlacionado com os santos católicos. Os negros utilizavam um altar com imagens dos santos e, atrás desse altar, estava o verdadeiro peji, com os reais assentamentos das nossas deidades. Ressalto aqui que esse processo foi muito importante no início, pois se não fosse ele, quem sabe não teríamos o nosso culto aos orixás em pleno século XXI.
A grande polêmica é que, justamente, estamos no século XXI e não precisamos mais nos associar a outras religiões para mantermos nossa fé. Escuto comentários do povo de Nação que associarmos São Jorge com Ogum não tem nada haver e que o período da Quaresma( período posterior ao Carnaval) faz parte do ritual Católico e não do ritual africano. Concordo em partes. Posso estar errado, e me perdoem se eu estiver. Quando nossos antepassados chegaram aqui e foram obrigados a realizar essa “manobra” do sincretismo, a nossa referência religiosa ficaram agregados elementos da religião Cristã, que, por mais que criticamos essa influência, é difícil desassociarmos da nossa fé. É claro que São Jorge é São Jorge e Ogum é Ogum, mas São Jorge é apenas uma referência, assim como os outros santos são. Orixá é energia da natureza, associados aos antepassados africanos divinizados; Santos Católicos foram humanos como nós que se destacaram pela fé na sua religião.
Falando nisso, temos a Umbanda que é uma religião com elementos africanos, indígenas,orientais e cristãos. Uma religião totalmente sincrética e que eu respeito muito. Portanto, não podemos julgar o sincretismo somente por julgar. Para nós dos cultos afro-brasileiros, ele foi importante para que pudéssemos atravessar o período da escravidão e sobrevivermos. Para a Umbanda ele é crucial, pois agrega as suas  linhas e entidades, fazendo a essa grande religião trabalhar pela Caridade e pelo Bem.
Amigos, esse é o meu ponto de vista e não quero sobrepujar a opinião de ninguém. Respeito ao pensamento de todos.  Obrigado mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário