quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alexandria


ALEXANDRIA


              Assisti ontem, dia 02/08/2011, o filme Alexandria(Agora; E.U.A,2009) estrelado pela atriz Rachel Weisz e grande elenco. O filme relata a vida da grande astrônoma, matemática e filosofa Hipatia(355-415) e todo o cotidiano dessa grande cidade egípcia que na época fazia patê do Império Romano , já decadente. Hipatia ensinava na grande Biblioteca de Alexandria e a trama do filme gira em torno do crescente Cristianismo  X  antigos  cultos  pagãos, principalmente o culto ao deus Serápis. Não vou contar o filme a vocês, peço que assistam e reflitam como eu pude refletir após vê-lo. O principal recado que fica, além do filme ser um tributo a essa grande pensadora que conseguiu deduzir a teoria Heliocêntrica e o movimentos dos planetas(muito antes de Copérnico e Keppler), e sobre a intolerância religiosa. Os cristãos, que sofreram muito no início para poderem cultuar sua fé, mostram-se como seres radicais, desrespeitando o culto dos seus semelhantes e cometendo uma série de crimes em nome de Deus. Há também o fato da destruição da famosa biblioteca e de todo o conhecimento acumulado durante séculos pela humanidade. O mundo, naquela época, estava à beira da Idade das Trevas.
              Fiquei muito pensativo ao ver todas aquelas barbaridades em nome da fé. Fiquei muito bolado de ver homens manipulando homens, usando a Bíblia e a religião, para ter seus objetivos alcançados. Não quero aqui fazer crítica a religião nenhuma. Gostaria que todos pensassem nisso e refutassem toda a intolerância. Devemos respeitar sempre a fé do próximo, por mais absurda que ela pareça aos nossos olhos. Devemos também dar graças aos Céus que hoje temos tecnologia suficiente que possibilitam o armazenamento do conhecimento, sem a possibilidade de que barbárie como aquela feita na Biblioteca de Alexandria( e outras que se seguiram ao longo dos séculos) não aconteçam mais.
                Não querendo alongar o meu discurso, mas a mensagem que fica é que somos todos iguais perante ao Criador, à natureza , ao Universo ou seja lá o qual for o objeto de nossa crença.
                 Boa quinta-feira! Obrigado pela atenção de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário