quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LEGALIDADE 50 ANOS


Legalidade


                   E pensar que há exatos 50 anos, o povo gaúcho, liderado pela figura lendária do então Governador Leonel Brizola (1922-2004), disse não aos desmandos de Brasília para fazer valer a Constituição e a Legalidade. Não sou dessa época, mas contam os mais antigos que após a renúncia do ex- presidente Jânio Quadros(1917-1992) ( até hoje o povo brasileiro quer saber sobre as tais forças ocultas que levaram Jânio a pedir a renúncia), setores da política brasileira, aliados aos E.U.A, tentavam impedir a posse de João Goulart(1919-1976), que muitos diziam estar junto ao bloco socialista, liderado então pela extinta U.R.S.S. Vivamos num mundo polarizado pelas duas superpotências da época, a tal famosa Guerra Fria. Tentaram impor o parlamentarismo ao Brasil para impedir a posse de Jango. Isso tudo fez crescer a ira do povo gaúcho.
                Sei muito pouco sobre esses fatos e me perdoem os mais velhos e os professores de história se me informações estão incorretas. Brizola mobilizou o povo gaúcho na luta pela liberdade e pela lei. Disseram  que tanques estavam vindos de Brasília estavam a caminho para bombardear o Palácio Piratini;disseram que Brizola estava armando a população para defender o solo gaúcho; O Brasil passou por momentos difíceis, grande instabilidade política. Jango assumiu em 7 de setembro de 1961, mas ainda havia um impasse quanto a forma de governo, que ainda era o parlamentarismo. Houve um plebiscito em 1963 e o povo brasileiro optou pelo presidencialismo. Apesar de tudo, Jango não teve paz para governar e culminou no golpe militar em 31 de março de 1964.
                  Grandes datas não podem ser esquecidas. Grandes homens como Brizola e João Goulart jamais poderão ser esquecidos. A luta pela lei e a liberdade devem estar na alma de todos!



***********************************************************************************
 Líbia livre de Khadafi

Em tempo: Bom ver que a Líbia está entrando nos eixos, assim como o Egito e a Tunísia. O mundo árabe em convulsão, espero que seja em nome da liberdade e da garantia de direitos a população. Sabendo que os E.U.A estão metidos nesse negócio, podes crer que não só pela democracia e liberdade. Que todos os povos que vivem oprimidos por qualquer tipo de totalitarismo encontrem o seu caminho e sigam pela senda da prosperidade e harmonia. Vida longa à liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário