segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mês do cachorro louco!


                                   AGOSTO


          O mês de agosto vem aí e, com ele, todo o frio possível e, para alguns, todo o mau agouro possível. Estava há pouco me perguntando o porquê do mês 8 do nosso calendário ser cercado de tanto medo. Sabia que algumas datas ajudavam como o suicídio do Presidente Getúlio Vargas(24/08/1954) e o bombardeio da cidade japonesa de Hiroshima (06/08/1945). Visitando um site descobri outras datas interessantes que nos remetem a tragédias ou fatalidades como  a noite de São Bartolomeu(24/08/1572, onde os huguenotes - protestantes franceses foram massacrados a mando da rainha Catarina de Médicis), o início da 1ª Guerra Mundial em 01/08/1914, a morte do Presidente Juscelino Kubitschek no dia 22/08/1976 entre outros. Conheço muita gente boa que ao ouvir falar da chegada do mês de agosto se benze três vezes!
          Nesse mesmo site em que eu estava “garimpando” estes fatos para ilustrar acerca do mês 8, eu achei também uma explicação, baseada na astrologia, por que agosto é tão fatídico para os brasileiros. Segundo a astrologia, o nosso país é virginiano e, portanto a casa 12,onde estamos propensos a sofrer fatalidades(considerada também como inferno astral) , é no signo de leão, entre final de julho e meio de agosto. Respeito as explicações astrológicas(muitas vezes desacreditadas pela ciência) e respeito as crenças populares. Penso que o que fica para nós disso tudo é que agosto tem a possibilidade de coisas ruins acontecerem, assim como em outros meses, e que, no final, decisões importantes devem serem tomadas a partir disso.
          Mau agouro ou não, agosto vem aí. Pra nós aqui do sul é mais frio que vem. Pro povo que é de Nação, embora tenhamos o dia dos pais no segundo domingo desse mês, é hora de silenciar os tambores para os Orixás e cultuarmos o povo de Exu, que trabalham bem com as demandas de agosto. Em setembro, as festas de Nação voltam com tudo.
            Bom agosto para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário