terça-feira, 30 de agosto de 2011

Curtas


SOLIDÃO


           Toda essa história de inclusão digital,redes sociais como twitter, facebook, Orkut, entre outros, é muito bacana. Eu vou apenas estar repetindo e copiando os outros quando falo que tudo isso encurta distância entre as pessoas,une casais, fecha negócios, nos faz descobrir novos amigos e lugares etc...Pensando bem, tudo isso é uma prova de qus estamos e nos sentimos sós. A nossa sede por rede sociais prova que não conseguimos formar amizades e buscamos esses instrumentos digitais para vivermos nossas vidas ou a fantasia que fazemos dela. É claro que gosto de tudo isso, se não gostasse não estaria incluso nessas redes sociais e não teria um blog, mas na verdade, tudo isso é para matar essa coisa chamada solidão e , talvez, seja um dos fortes motivos que eu esteja conectado. Também deixo claro que é muito bom caminhar, respirar o ar puro(cada vez mais raro nessa cidade cheia de carros!), jogar bola , passear, etc...Devemos repensar o papel da Internet nas nossas vidas, que ela não seja a prioridade, mas sim uma das prioridades. Desculpem-me por mais esse desabafo em um texto que soa como sem sentido.


Propósito

Quero aproveitar esse post variado para firmar o propósito desse blog. Quero utilizar esse espaço para dar as minhas impressões sobre coisas que ouço, vejo, leio, navego e vivo. Sei que algumas vezes utilizo esse espaço para desabafo(como no texto acima) e para homenagear pessoas importantes para minha vida. Como havia dito anteriormente, comentários sempre são bem vindos e correções mais ainda. Quero firmar uma parceria com meus leitores. Produzir textos é a minha missão aqui, embora ainda tropece na língua. Mais uma vez, obrigado!



Steve Jobs


Steve Jobs deixou o comando da Apple para cuidar da sua doença. Um dos executivos mais criativos do mundo, o homem que desenvolveu o PC, o Ipod, o Iphone e o Ipad, luta contra um câncer no fígado. Para saber um pouco mais sobre essa personalidade da informática, recomendo o filme “Piratas do Vale do Silício”(Pirates of Silicon Valley, E.U.A 1999). O filme narra a vida de Steve Jobs e Bill Gates quando essas pessoas eram simples anônimos criando a suas Companhias e as invenções que revolucionaram o mundo moderno. O engraçado é notar que muito do que eles “criaram” foi desenvolvido por outras mãos, menos espertas e sem visão de negócios. Ótimo filme!

***********************************************************************************
   Perdemos o GreNal, o que fazer? Penso que a determinação muitas vezes é mais válida quetoda a estratégia possível. O importante agora, para o Inter, é seguir o trabalho e não se deixar tomar pelo salto alto.  O segundo turno do campeonato vem aí.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LEGALIDADE 50 ANOS


Legalidade


                   E pensar que há exatos 50 anos, o povo gaúcho, liderado pela figura lendária do então Governador Leonel Brizola (1922-2004), disse não aos desmandos de Brasília para fazer valer a Constituição e a Legalidade. Não sou dessa época, mas contam os mais antigos que após a renúncia do ex- presidente Jânio Quadros(1917-1992) ( até hoje o povo brasileiro quer saber sobre as tais forças ocultas que levaram Jânio a pedir a renúncia), setores da política brasileira, aliados aos E.U.A, tentavam impedir a posse de João Goulart(1919-1976), que muitos diziam estar junto ao bloco socialista, liderado então pela extinta U.R.S.S. Vivamos num mundo polarizado pelas duas superpotências da época, a tal famosa Guerra Fria. Tentaram impor o parlamentarismo ao Brasil para impedir a posse de Jango. Isso tudo fez crescer a ira do povo gaúcho.
                Sei muito pouco sobre esses fatos e me perdoem os mais velhos e os professores de história se me informações estão incorretas. Brizola mobilizou o povo gaúcho na luta pela liberdade e pela lei. Disseram  que tanques estavam vindos de Brasília estavam a caminho para bombardear o Palácio Piratini;disseram que Brizola estava armando a população para defender o solo gaúcho; O Brasil passou por momentos difíceis, grande instabilidade política. Jango assumiu em 7 de setembro de 1961, mas ainda havia um impasse quanto a forma de governo, que ainda era o parlamentarismo. Houve um plebiscito em 1963 e o povo brasileiro optou pelo presidencialismo. Apesar de tudo, Jango não teve paz para governar e culminou no golpe militar em 31 de março de 1964.
                  Grandes datas não podem ser esquecidas. Grandes homens como Brizola e João Goulart jamais poderão ser esquecidos. A luta pela lei e a liberdade devem estar na alma de todos!



***********************************************************************************
 Líbia livre de Khadafi

Em tempo: Bom ver que a Líbia está entrando nos eixos, assim como o Egito e a Tunísia. O mundo árabe em convulsão, espero que seja em nome da liberdade e da garantia de direitos a população. Sabendo que os E.U.A estão metidos nesse negócio, podes crer que não só pela democracia e liberdade. Que todos os povos que vivem oprimidos por qualquer tipo de totalitarismo encontrem o seu caminho e sigam pela senda da prosperidade e harmonia. Vida longa à liberdade!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAMINHOS


CAMINHOS

Seguir um rumo, seguir um caminho talvez seja o verdadeiro sentido dessa vida. Projetamos muitas vezes uma estrada de felicidade, sem dor e sem problemas e também muitas vezes esquecemos de prever os percalços dela. Um caminho livre de problemas torna tudo sem graça, pois a verdadeira felicidade também está em superar os obstáculos que se apresentam no caminho dela. Acho que é isto. Será?
Nesses meus 39 anos de vida, mudei diversas vezes meu rumo. Ora por não me achar de capaz de cumprir uma missão dada, ora vezes por achar que o caminho era fácil demais. Abandonei causas, substituí sonhos, deixei coisas importantes e pessoas importantes em segundo plano. Hoje, refletindo sobre tudo isso, me acho bem capaz de superar os problemas que se apresentam e cumprir o meu papel. Esse vida ganhar e perder( muitas vezes por sua culpa, outras pela “tal” fatalidade ou pelo”tal” destino) te ensina muito e , se você quiser crescer e seguir em frente, tem que aprender. Estou pronto para aprender, seguir meu rumo e, quem sabe mais tarde, poder ensinar.
É isso.

INTER BI-CAMPEÃO DA RECOPA SULAMERICANA



INTER BI-CAMPEÃO DA RECOPA SULAMERICANA


Foi sofrido, mas o Glorioso Sport Club Internacional  sagrou-se campeão da Recopa Sulamericana 2011. Com o Beira- Rio lotado, o Inter saiu na frente com dois gols do Leandro Damião( o Dami Gol) e fez um primeiro tempo de luxo. No segundo tempo, o time caiu de produção e o Independiente fez o seu gol de honra e foi pra cima do Inter. O placar de 2 X 1 levava o jogo para a prorrogação. Dorival Jr, técnico do Inter, tirou D’Alessandro, por problemas musculares, e colocou no seu lugar Andrezinho e também tirou DelaTorre e colocou no seu lugar Jô. Jô sofreu pênalti, Cleber cobrou e fez, deixando a partida em 3 X 1 para o Inter e a Taça em nossas mãos. O final foi terrível! Os argentinos atacando. O Colorado se defendendo e, aos 49 minutos do segundo tempo, nos sagramos Bi-campeões da Recopa. É o Internacional fazendo o seu torcedor feliz, mais uma vez!

PAULO COELHO


Paulo Coelho

 
Meu primeiro contato com a obra de Paulo Coelho foi com as letras que escreveu em co-autoria com Raul Seixas. Algumas das mais importantes musicas do maluco beleza foram feitos pela dupla Raul Seixas/Paulo Coelho, entre elas Medo da chuva, Gitâ, Meu Amigo Pedro, entre outras. Fui apresentado aos livros de Paulo Coelho pelo livro “Brida”(1990). Eu o li em dois dias! Sempre que peguei um dos livros do Mago para ler, sempre li em pouco dias, acho que é por que me prende de tal forma que enquanto eu não vejo o final não sossego. Embora ele seja muito criticado, combatido pelos puristas e intelectuais e até censurado(recentemente sua obra foi censurada no Irã), gosto muito da sua prosa e aprendi com alguns de seus livros.
Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1947. Na sua  juventude foi hippie, entrou de cabeça no mundo das drogas e mergulhou no ocultismo, encontrou Raulzito e além das letras de músicas, fundou a Sociedade Alternativa. Foi para o exílio nos E.U.A devido a problemas com a ditadura, tornou-se executivo de uma grande gravadora e quando foi demitido da mesma, encontrou o seu caminho durante um passeio na Europa, no início dos anos 80. Ingressa numa ordem exotérica, faz o Caminho de Santiago de Compostela e começa a viver o seu grande sonho: tornar-se escritor. A partir daí, publica 15 livros, tornando-se sucesso nacional e internacional ( o livro “O Alquimista”(1988) contabilizou 41 milhões de exemplares vendidos até hoje, sendo o livro mais vendido no Brasil), traduzido para várias línguas, primeiro lugar em vendas em vários países e, por fim, o seu ingresso na Academia Brasileira de Letras em 2002, ocupando a  cadeira número 21. Em 2009, foi lançado o filme Veronika Decides to die baseado no livro Verônica Decide Morrer(1998). Era a obra de Paulo chegando aos cinemas, embora a adaptação de seu livro não ter sido boa.
Apesar das críticas, tenho muita consideração pela obra de Paulo Coelho. Não pelo fato dele escrever coisas que precisamos ler ou ouvir; não pelo fato de ser considerada como auto-ajudo, eu nem o considero como escritor de auto-ajuda.Paulo Coelho, para  mim, nos seus livros tenta buscar um universalismo, algo abrangendo o todo, focando no microcosmo de suas obras. O drama de seus personagens é o drama de todos nós, procurando respostas para as mazelas de nossas vidas.
Parabéns Paulo pelo aniversário!




Hoje minha querida avozinha faria 99 anos .  Saudades Dona Áurea de Souza!