quarta-feira, 29 de junho de 2011

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Primeiro Papa, principal apóstolo do Mestre dos mestres, padroeiro dos pescadores e do Estado do Rio Grande do Sul: essas são algumas das atribuições de São Pedro, o pescador que, juntamente com seu irmão André, seguiu Jesus Cristo tornando-se o seu principal discípulo. Após a morte e ressureição do mestre, foi consagrada a sua liderança entre os seguidores na doutrina cristã. Pedro foi a alcunha dada por Jesus(na verdade seu nome verdadeiro é Simão) como é relatada na passagem bíblica de Mateus, 16:13-19. Para nós, praticantes do batuque afro-brasileiro do Rio Grande do Sul, São Pedro é sincretizado como Bará Lodê, principal orixá das encruzilhadas e dos caminhos, sendo o primeiro a ser saudado, o primeiro que é feito os sacrifícios e oferendas. São Pedro é o santo que tem as chaves do céu e a chave é um dos domínios de Bará Lodê.


Salve São Pedro! Alupo Pai Bará Lodê!


Ou - Èsù Olóde!
( Dono da rua, Exu)
D - Èsù, Èsù Obara la 
     
          ( Dono do caminho, rei do corpo, Exu.

  Saulo de Tarso passou de perseguidor da fé cristã para ser um dos seus maiores divulgadores. Nascido na cidade de Tarso, Ásia Menor, Saulo foi criado no rigor da Lei Judaica, tornando-se fariseu e mais tarde, perseguidor de cristãos. Durante uma viagem à Damasco, teve uma visão do Mestre, ficou cego por três dias, recuperando a sua visão após isso e convertendo-se a nova fé. Passou a ser chamado de Paulo. 

 

São Paulo é um dos maiores escritores do Evangelho, sendo atribuido a ele a redação de 13 epistolas. São Paulo é conhecido como o gende conversor dos gentios( de origem não-judaica) e por suas viagens a essas localidades para a divulgação do Evangelho.

 

 

 

1 Coríntios 13.1-13

1 Coríntios 13.1-13

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.



No batuque , sincretizamos São Paulo como Ogum Avagan. Ogum Avagan é orixá das demandas, das encruzilhadas, da guerra , do trabalho e dos caminhos. Trabalha juntamente com Bará Lodê, sendo que o seu assentamento fica no mesmo espaço que esse orixá.
Salve São Paulo!! Ogunhê, Pai Ogum Avagan!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário