domingo, 26 de junho de 2011

Gilberto Gil

Hoje, dia 26 de junho de 2011, Gilberto Gil completa 69 anos. Nascido em Salvador, Filho do Médico José Gil Moreira e de Dona Claudina, esse fantástico poeta da música popular brasileira começou sua carreira na década de 1960 no Teatro Vila Velha. Exilou-se em 1969 em Londres após a sua prisão , juntamente com Caetsno Veloso em 1968, devido a supostos atos subversivos alegados pela ditadura militar. Retorna ao Brasil em 1975, onde grava  junto com Caetano, Gal Costa e Maria Bethânia o disco Doces Bárbaros. Em 1989 elege-se vereador na cidade de Salvador, aliando a sua carreira de músico com a de político, tendo seu ápice com a sua nomeação a ministro de cultura em 2003 pelo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, deixando o cargo em 2008.Atualmente, dedica-se integralmente a sua carreira artística.
Gravado por vários intérpretes e sendo um dos papas do Tropicalismo, Gilberto Gil é um daqueles caras imprescindíveis a MPB. A suavidade da sua poesia, a força das suas letras ainda embalam os sonhos de muita gente.Nõ poderia deixar em branco a data de seu aniversário. Parabéns, meu poeta!

Super-Homem, a Canção

Gilberto Gil

Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver
Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher





Há de surgir
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorrir
Há de apagar
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê chorar
O contrário também
Bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar
Quando a lágrima cair
Ou então
De uma estrela cadente se jogar
Só pra ver
A flor do seu sorriso se abrir
Hum!
Deus fará
Absurdos
Contanto que a vida
Seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre
Tudo o que Ele consentir

Sandra

Gilberto Gil

Composição: Gilberto Gil
Maria Aparecida, porque apareceu na vida
Maria Sebastiana, porque Deus fez tão bonita
Maria de Lourdes
Porque me pediu uma canção pra ela
Carmensita, porque ela sussurou: "Seja bem-vindo"
(No meu ouvido)
Na primeira noite quando nós chegamos no hospício
E Lair, Lair
Porque quis me ver e foi lá no hospício
Salete fez chafé, que é um chá de café que eu gosto
E naquela semana tomar chafé foi um vício
Andréia na estréia
No segundo dia, meus laços de fita
Cíntia, porque, embora choque, rosa é cor bonita
E Ana, porque parece uma cigana da ilha
Dulcina, porque
É santa, é uma santa e me beijou na boca
Azul, porque azul é cor, e cor é feminina
Eu sou tão inseguro porque o muro é muito alto
E pra dar o salto
Me amarro na torre no alto da montanha
Amarradão na torre dá pra ir pro mundo inteiro
E onde quer que eu vá no mundo, vejo a minha torre
É só balançar
Que a corda me leva de volta pra ela:
Oh, Sandra

Para saber mais http://www.gilbertogil.com.br/


Discografia

  • 1963 - Salvador - 1962/1963
  • 1967 - Louvação
  • 1968 - Gilberto Gil
  • 1968 - Tropicália - (com Os Mutantes, Caetano Veloso, Nara Leão e Gal Costa, etc)
  • 1969 - Gilberto Gil
  • 1970 - Copacabana Mon Amour
  • 1971 - Gilberto Gil (Nega)
  • 1972 - Barra 69 - Caetano e Gil Ao Vivo na Bahia
  • 1972 - Expresso 2222
  • 1974 - Gilberto Gil ao Vivo
  • 1975 - Refazenda
  • 1975 - Gil & Jorge - Ogum - Xangô
  • 1977 - Refavela
  • 1978 - Gilberto Gil ao Vivo em Montreux
  • 1978 - Refestança
  • 1979 - Nightingale
  • 1979 - Realce
  • 1981 - Brasil
  • 1981 - Luar (A Gente Precisa Ver o Luar)
  • 1981 - Um Banda Um
  • 1980 - Triler
  • 1983 - Extra [WEA Latina]
  • 1984 - Quilombo (Trilha Sonora)
  • 1984 - Raça Humana
  • 1985 - Dia Dorim Noite Neon
  • 1987 - Gilberto Gil em Concerto
  • 1987 - Trem Para as Estrelas (Trilha Sonora)
  • 1988 - Ao Vivo em Tóquio (Live in Tokyo)
  • 1989 - O Eterno Deus Mu Dança
  • 1991 - Parabolicamará
  • 1994 - Acústico MTV (disco de platina)
  • 1995 - Esoterico: Live in USA 1994
  • 1995 - Oriente: Live in Tokyo
  • 1996 - Em Concerto
  • 1996 - Luar
  • 1997 - Indigo Blue
  • 1997 - Quanta (disco de ouro)
  • 1998 - Ao Vivo em Tóquio (Live in Tokyo) [Braziloid]
  • 1998 - O Sol de Oslo
  • 1998 - O Viramundo (Ao Vivo)
  • 1998 - Quanta Gente Veio Ver
  • 1998 - Ensaio Geral (caixa com gravações de 1967 a 1977)
  • 2000 - Me, You, Them [Brazil]
  • 2001 - Milton e Gil (disco de ouro)
  • 2001 - São João Vivo (disco de ouro)
  • 2002 - Kaya N'Gan Daya (disco de ouro)
  • 2002 - Quanta Live [Brazil]
  • 2002 - Z: 300 Anos de Zumbi
  • 2004 - Eletrácustico (disco de ouro)
  • 2005 - Ao Vivo
  • 2005 - As Canções de Eu, Tu, Eles (disco de platina)
  • 2005 - Soul of Brazil
  • 2006 - Gil Luminoso
  • 2006 - Rhythms of Bahia
  • 2008 - Banda Larga Cordel
  • 2009 - BandaDois - Ao Vivo
  • 2010 - Fé na Festa
  • 2010 - Fé na Festa: Ao Vivo (Fonte Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário