domingo, 12 de junho de 2011

Santo Antônio

Santo Antônio

Sou suspeito para falar desse maravilhoso santo. Sou seu devoto desde os 20 anos de idade e ele sempre me presentou com dádivas maravilhosas, materiais e espirituais. Santo Antônio, na verdade, nasceu Fernando de Bulhões, na Lisboa medieval, por volta do ano de 1191. Oriundo de uma família abastada de Lisboa, Santo Antônio iniciou sua vida religiosa como agostiniano, passando depois para outras ordens, terminando como franciscano. Estudou Direito, foi professor de Teologia e faleceu em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231.
Esse maravilhoso Santo, Taumaturgo é considerado o Pai dos Pobres, Protetor dos noivos, namorados, casais e por consequência, da família. Aqui em Porto Alegre, temos duas Igrejas(as que eu conheço dedicadas à ele): a Igreja de Santo Antônio do Partenon, situada na Rua Luís de Camões e a Igreja do Pão dos Pobres, situada na Avenida Praia de Belas.Seja qual for a capital desse imenso País, os devotos desse maravilhoso Santo estarão conectados a ele no dia de amanhã.
Santo Antônio, rogai por nós!!!



PAI BARÁ


No sincretismo religioso afro-brasileiro praticado aqui no sul, Bará foi sincretizado como Santo Antônio. Algumas vertentes e algumas lideranças da religião afro-brasileira do sul na atualidade refutam o sincretismo religioso, defendendo o purismo, a concepção da figura dos orixás sem atrelá-los aos santos católicos. Defendo a forma pura dos nossos Orixás, mas fomos ensinados com sincretismo e, assim, aprendemos a amar os Santos e os Orixás. Sem guerra.
Bará é o orixá dos caminhos, das encruzilhadas, da chave, considerado o mensageiro dos orixás. Não se faz nada aos Orixás sem fazer a ele primeiro.Nos toques de nação é o primeiro a ser saudado. Sua cor é o vermelho, seu número é 7 e sua saudação é Alupo. Temos na nação afro-brasileira vários Barás, entre eles, Bará Lode(que guarda os templos), Bará Lanam, Bará Agelú, Bará Adague, entre outros.


Èsù lànà meu ou, Bàrà lànà fun malè ou!
                             (OH! Exu, abre o caminho me limpando, OH! Bará abre
o caminho para os Orixás)



Ou - Èsù àselù, Èsù àselù àse , Èsù àselù àse , ou níle ou!
( Exu guardião, guardião do poder retorna, OH! você
logo está  na casa ) 
 Uma homenagem singela a você meu Pai que sempre está na minha frente abrindo os meu caminhos e me protegendo. Alupo, Bará Agelú!
Em tempo: Santo Antônio é sincretizado como três Barás: o Santo propiamente dito como Bará Lanan e Bará Adague e o menino no colo do Santo como Bará Agelú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário