terça-feira, 28 de junho de 2011

Raul Seixas

Raul Seixas, com suas letras, com suas músicas, suas atitudes, ou seja, o Raulzito, velho e bom Raulzito, faz muita falta. No dia 21 de agosto faz 22 anos que ele se foi e, se estivesse entre nós, estaria completando 66 anos. Eu escuto Raul quase todo o santo dia, enlouquecendo aqueles que moram comigo. Impossível não ouvir Raul!
Nascido Raul Santos Seixas na cidade de Salvador, Bahia, iniciou sua carreira na década de 1960 com a banda Raulzito e os Panteras. Em 1972 participa do Festival Internacional da Canção com as canções Let me sing My Rock and Roll defendida por ele no festival e Eu sou eu, Nicuri é o Diabo interpretada por  Lena Rios & Os Lobos. Na mesma época conhece o seu principal parceiro de muitas canções, Paulo Coelho. Em 1973 lança o álbum Krigh ah, Bandolo!. Em 1974, Raul Seixa e Paulo Coelho criam a Sociedade Alternativa, mesma época do lançamento do álbum Gitâ. A Sociedade Alternativa de Raul e de Paulo tinha era baseada nos dogmas do bruxo Aleister Crownley, que tinha como preceito: " Faça o que tu queres, pois é tudo da Lei." A dupla divulga a Sociedade Alternativa numa música homônima e nos shows realizados por Raul e , isso acabou despertando a atenção do DOPS, principal braço de repressão da ditadura. Os dois são presos, toruturados e se exilam nos EUA, voltando algum tempo depois com o grnade sucesso do LP Gitâ.
Raul, de 1975 a 1989, lança diversos discos, rompe com Paulo Coelho em 1979, compõe com outros parceiros, passa por cinco casamentos, tendo 3 filhas dessas uniões.Enfrenta o ostracismo das gravadoras, mergulha no alcolismo e passa por tratamentos de desintoxicação. Em 1989 grava com Marcelo Nova A Panela do Diabo, seu último albúm. Raul falece no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, vitima de uma pancreatite.
Falar da sua importância na minha vida é como chover no molhado. Sou seu fã incondicional desde os 13 anos e confesso que fiquei inconsolável com a notícia de sua morte. Entre suas canções, as que me marcaram e que ainda me inspiram são: How could i kow, Ouro de tolo, Cachorro-urubu, Gitâ, Tente outra vez, Quando você crescer, Meu amigo Pedro, Conto do sábio Chinês e seu começar a colocar canções aqui, vai faltar espaço. A Música perdeu um pouco da autencidade quando Raul se foi.  A nossa música perdeu aquilo que eu mais gosto em um compositor, seja qual for o ritmo: a criatividade. Raul é único e continuará sendo em nossos corações. SAUDADES!!!!!

Cachorro Urubu

Raul Seixas

Composição: Raul Seixas
Baby, essa estrada
é comprida
Ela não tem saída
É hora de acordar
Pra ver o galo cantar
Pro mundo inteiro escutar
Baby a estória é a mesma
Aprendi na quaresma
Depois do carnaval
A carne é algo mortal
Com multa de avançar sinal
Todo jornal que eu leio
Me diz que a gente já era
Que já não é mais primavera
Oh baby, oh ba...by
A gente ainda nem começou
Baby o que houve na trança
Vai mudar nossa dança
Sempre a mesma batalha
Por um cigarro de palha
Navio de cruzar deserto
Todo jornal que eu leio
Me diz que a gente já era
Que já não é mais primavera
Oh, baby, oh baby
A gente ainda nem começou
Baby isso só vai dar certo
Se você ficar perto
Eu sou índio Sioux
Eu sou cachorro urubu
Em guerra com Zéu!

Trem das Sete

Raul Seixas

Composição: Raul Seixas
Ó, olha o trem, vem surgindo de trás das montanhas
azuis, olha o trem
Ó, olha o trem, vem trazendo de longe as cinzas do
velho aeon

Ó, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que
sabem do trem
Ó, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no
trem
Quem vai chorar, quem vai sorrir ?
Quem vai ficar, quem vai partir ?

Pois o trem está chegando, tá chegando na estação

É o trem das sete horas, é o último do sertão, do
sertão

Ó, olha o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu,
não é mais
Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso
no ar

Vê, é o sinal, é o sinal das trombetas, dos anjos e
dos guardiões
Ó, lá vem Deus, deslizando no céu entre brumas de mil
megatons

Ó, ó o mal, vem de braços e abraços com o bem num
romance astral


Gita

Raul Seixas

Composição: Raul Seixas / Paulo Coelho
- Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando, foi justamente num sonho que Ele me falou:
Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado,
Não falo de amor quase nada,
Nem fico sorrindo ao teu lado.
Você pensa em mim toda hora.
Me come, me cospe, me deixa.
Talvez você não entenda,
Mas hoje eu vou lhe mostrar.
Eu sou a luz das estrelas;
Eu sou a cor do luar;
Eu sou as coisas da vida;
Eu sou o medo de amar.
Eu sou o medo do fraco;
A força da imaginação;
O blefe do jogador;
Eu sou!... Eu fui!... Eu vou!...
Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!
Eu sou o seu sacrifício;
A placa de contra-mão;
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição.
Eu sou a vela que acende;
Eu sou a luz que se apaga;
Eu sou a beira do abismo;
Eu sou o tudo e o nada.
Por que você me pergunta?
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra,
Do fogo, da água e do ar!
Você me tem todo dia,
Mas não sabe se é bom ou ruim.
Mas saiba que eu estou em você,
Mas você não está em mim.
Das telhas eu sou o telhado;
A pesca do pescador;
A letra "A" tem meu nome;
Dos sonhos eu sou o amor.
Eu sou a dona de casa
Nos pegue pagues do mundo;
Eu sou a mão do carrasco;
Sou raso, largo, profundo.
Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!
Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão;
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão.
Eu!
Mas eu sou o amargo da língua,
A mãe, o pai e o avô;
O filho que ainda não veio;
O início, o fim e o meio.
O início, o fim e o meio.
Eu sou o início,
O fim e o meio.
Eu sou o início
O fim e o meio.

DISCOGRAFIA



Álbuns de estúdio

[editar] Álbuns ao vivo

[editar] Compactos

  • 1993 - A Maçã / Como Vovó Já Dizia / Sociedade Alternativa / Gita (CD - Philips)
  • 1993 - Jay Vaquer Featuring Raul Seixas - Mosca na Sopa / 72 en 92 (CD - Girl/USA)
  • 1998 - Morning Train (Promo - CD - MZA/Polygram)
  • 1998 - É Fim de Mês (Promo - CD - MZA/Polygram)

[editar] Coletâneas

[editar] Caixas

[editar] Participações

[editar] Trilhas sonoras

[editar] Outros álbuns

[editar] Tributos

Nenhum comentário:

Postar um comentário