sexta-feira, 17 de junho de 2011

CHICO BUARQUE

"É O CHICO DAS ARTES... O GÊNIO
POETA BUARQUE... BOÊMIO
A VIDA NO PALCO TEATRO E CINEMA
MALANDRO SAMBISTA CARIOCA DA GEMA"
Estação Primeira de Mangueira 1998
Composição : Nelson Dalla Rosa, Vilas Boas, Nelson Csipai, Carlinhos das Camisas
 
Complicado falar de Francisco Buarque de Holanda, o nosso Chico Buarque. Esse carioca nascido no dia 19 de junho de 1944, filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda,o estudante de arquitetura que ingressou no mundo da música na década de 1960. Chico venceu o festival de 1966 com a canção A Banda, sofreu com a repressão durante o regime militar(1964-1985), auto-exilando-se na Itália em 1969 e retornando ao Brasil em 1970. Além da sua fantástica obra musical, Chico escreveu várias peças teatrais e alguns romances como Budapeste, Benjamin, Estorvo, A ópera do Malandro, entre outras. Entre suas inúmeras canções, destancam-se as que decantam o "eu" feminino, ou seja, retratando temas apartir da visão das mulheres, como, por exemplo,  "O Meu amor" composta para a peça  A Ópera do malandro
O Meu Amor Chico Buarque
Teresinha:
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada, ai

Lúcia:
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos
Viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo
Ri do meu umbigo
E me crava os dentes, ai

As duas:
Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz

Lúcia:
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca
Quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba malfeita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita, ai

Teresinha:
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar os seios
Me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fosse a sua casa, ai

A duas:
Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz


Falar de Chico é muito complicado. Teríamos assunto para vários posts ou vários blogs. Sou um simples admirador da sua poesia e simplicidade.
Para conferir muito mais é só acessar a página do mestre: http://www.chicobuarque.com.br/


DISCOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário