domingo, 20 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA II


CONSCIÊNCIA NEGRA PARTE II


Continuando a falar nesse dia grandioso, eu penso em algumas músicas que falam exatamente da luta de Zumbi e da resistência do povo negro. Tomei a liberdade de postar uma música do grupo Negritude Júnior chamada 300 anos, composta por Altay Veloso e Paulo César Feital, regravada pelo Grupo Bom Gosto e também por Alcione.


300 Anos

Se Zumbi
Guerreiro-guardião
Da Senzala Brasil
Pedisse a coroação
E por direito o cetro do quilombo
Que deixou por aqui
Nossa bandeira era
Ordem, progresso e perdão
É Zumbi
Babá dessa nação
Orixá nacional
Orfeu da Casa Real
Do carnaval do negro
Quilombola da escola daqui
O mestre-sala de Zambi
Na libertação
Parece que eu sou
Zumbi dos Palmares quando sambo
O príncipe herdeiro
Dos quilombos do Brasil
Sou eu, sou eu, Soweto
Livre, Mandela é Zumbi
Que se revive
Exemplo pro céu
De outros países como o meu
Sou eu orgulho de Zumbi
Que vem de Angola e de Luanda
Salve essa nação de Aruanda
Salve a mesa posta de umbanda
Salve esse Brasil-Zumbi










Outra música que não me sai da cabeça é “Nosso Nome é Resisitência” gravada por Alcione. Gravada na década de 1980,letra e música do grande Nei Lopes( admiro muito esse cara, chamado de “senhor áfrica”) e  fala muito sobre a trajetória do nosso povo.

Olha nosso povo aí
Conjugando no presente o verbo resistir
Nossos corpos densos resistindo à opressão
Nossos nervos tensos suportando a humilhação

O olho cresceu, tumbeiro chegou
O couro comeu, o pau roncou
Mas o negro é aroeira
Envergou, mas não quebrou

Preto velho tem mandinga
De amansar feitor
Nega mina tem um dengo
De matar de amor

Palmares, balaios, malês, alfaiates
Fugas, guerrilhas, combates
Mão na cara, dedo em riste
Teatros, fundos de quintal, candomblés,
Blocos, jongos, afoxés
Assim também se resiste
Negritude resplandecente
Consciente a se reconstruir
O nosso nome é resistência
Olha o nosso povo aí

Por final, eu queria postar um samba-enredo. Afinal, eu sou apaixonado por sambas enredos e acho que aprendemos muito com eles. Tantos sambas falaram sobre Negro e Consciência negra que dariam um palylist gigantesco. Eu escolhi um samba enredo da Caprichosos de Pilares. O Samba foi feito para o carnaval 2003 e chamava-se “Zumbi, Rei de Palmares e heroi do Brasil”(não me lembro da autoria, perdoem-me!). Gosto de samba principalmente quando fala: “quero ser livre/esse lamento ecoou na sociedade/que tem as chaves/mas prende seus herois na marginalidade...”Lindo! A Voz é do saudoso Jackson Martins.


amba-Enredo 2003 Caprichosos de Pilares
ZUMBI, REI DE PALMARES E HERÓI DO BRASIL. A HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA

ÁFRICA
DOS GUERREIROS DE ANGOLA, DE GEGE E YORUBÁ
NA ESCRAVIDÃO, QUE AGONIA
AI, COMO O NEGRO SOFRIA
NO DESTINO DE ALÉM-MAR
O EUROPEU NO TROCA-TROCA CONSEGUIU
LEVAR AS "PEÇAS DA GUINÉ" PARA O BRASIL
NESSE COMÉRCIO, A PIRATARIA SURGIU

ILU-AYÊ, ILU-AYÊ, UM CANTO TRISTE ECOOU Ô Ô (BIS)
ILU-AYÊ Ô, NA SENZALA, SOFRIMENTO E DOR
VEJA, IFÁ FALOU

QUE OS ORIXÁS VÃO ENVIAR UM LIBERTADOR
CANTA PILARES
ZUMBI FOI REI LÁ NO QUILOMBO DOS PALMARES
NA CULTURA O NEGRO SE AGIGANTA
A FÉ DA "TERRA MÃE" É SEU ALENTO
EXISTE UM GRITO PRESO NA GARGANTA
SÓ OXALÁ SEGURA O FIO DA ESPERANÇA
QUERO SER LIVRE
ESSE LAMENTO RESSOOU NA SOCIEDADE
QUE TEM AS CHAVES
MAS PRENDE SEUS HERÓIS NA MARGINALIDADE
VI NOS OLHOS VERDES DO HOLANDÊS OUTRO PAÍS
CAIU PALMARES, LIBERDADE NÃO SE MATA NA RAIZ
NO BATUQUE BATERIA, SOU ZUMBI (BIS)
ONDE HÁ PAZ E ALEGRIA, EU TÔ AI
QUERO AMAR E MUITO MAIS DIGNIDADE
A CAPRICHOSOS LUTA PELA IGUALDADE

Um comentário:

  1. Gostei de você poeta!
    Gostei muito da descrição no seu perfil!
    To seguindo!

    Escre muito bem! Esta primeira poesia é Fantástica! Cheia de musicalidade e beleza e poder!

    Abraço.

    Muito prazer.

    William

    ResponderExcluir