quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Proclamação da República


REPÚBLICA DAS  ILUSÕES NO PAÍS DO BLÁ—BLÁ-BLÁ


 
      O título do texto não é de autoria minha. Na verdade, ele é um título de um enredo que a Unidos de Vila Isabel de Viamão desenvolveu e levou pra avenida em 1989, ano do Centenário da Proclamação da República. Naquela época, vínhamos de uma ditadura militar que durou 25 anos e, os quatros que se seguiram após  a redemocratização e com direito a uma Assembléia Nacional Constituinte , onde foi promulgada a nossa Carta Magna em outubro de 1988(Não esquecendo do Plano Cruzado e Plano Verão, ambos deram errado!), as ilusões sobre a nossa Pátria Mãe Gentil haviam se dissolvido. Pois bem,eu não vim falar sobre os últimos 25 anos da história do nosso país, mas sim refletir sobre a data de ontem, aniversário da Proclamação da República, 15 de Novembro.
     Não é mistério porá ninguém que a República está aí devido ao desgaste do Regime Monárquico com os militares(representados pelo Marechal que tornou-se o primeiro presidente da república(Deodoro), pro Floriano Peixoto entre outros), com os latifundiários proprietários de fazendas de café(devido a abolição) e com setores do clero(devido a D. Pedro II ser maçom e ser aconselhado por esse grupo). A pressão desses grupos fizeram a monarquia cair a 15 de novembro de 1889. O golpe militar(já começou errado!) seria no dia 20 de novembro, mas como houve boatos que o governo imperial iria prender os conspiradores Benjamim Constant, Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca, o movimento foi antecipado em cinco dias antes. O Marechal Deodoro foi tirado da cama(estava doente) para liderar o movimento.
     Após isso, tudo é conhecido(eu acho): o Imperador Dom Pedro II e sua família partiram para o exílio na Europa, tivemos eleições para presidente da república somente em 1894 ( os primeiros anos da jovem república brasileira foram provisórios, mandatos executados por militares) e mesmo assim, as eleições realizadas nesse época eram feitas com votos de cabresto(o voto não era secreto, influenciado pelos “chefes” ou “patrões” e muitas vezes havia mais votos do que eleitores). Estava estabelecida a República do Café Com Leite.
     O nosso sistema Republicano nunca foi estável. Passamos por Oligarquias, “Revoluções”, Golpes, redemocratizações. Poucos presidentes eleitos realmente e , nos últimos 16 anos, vivemos uma calmaria.Ainda convivemos com o fantasma da corrupção. Não que em outros países não exista isso, existe sim e muito pelo mundo afora, mas a impunidade nesse país é gritante. Política ainda é feita para beneficiar partidos e correligionários e não o povo brasileiro.Com o advento da Internet e com o esclarecimento da população parece que as coisas tendem a mudar. Por enquanto, serremos ainda o país do título do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário