segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal


Natal

 
   Eu tinha a ideia de fazer um post bem colorido sobre o Natal, falar da importância da data, “puxar” pelos fatos históricos e etc... mas não deu. A preguiça foi muito mais forte que eu neste mês de dezembro e , além disso, havia outras coisas mais  urgentes para serem realizadas. Gosto muito de escrever, embora muitas vezes eu acho que não escrevo da forma que deveria ser escrita e há muito o que se corrigir nos meus textos. Tudo bem!Vamos em frente!

   Certa vez ,lendo o Diário Gaúcho,na coluna de um senhor espírita que escreve toda terça-feira, ele exaltou a celebração natalina e disse mais: se o Natal não existisse, deveria ser inventado. Ele não estava falando do consumismo, da histeria coletiva nas ruas com a intenção de comprar presentes artigos para ceia e com isso, vem furtos, assaltos, violência e outras coisas. Costumo dizer que dezembro é o mês da loucura, pois por trás das festas acontece de tudo nesse mês. Voltando ao Natal, embora todo esse clima de loucura, é uma época para fazer as pazes consigo e com os outros e exercitar o nosso lado humanitário. Claro que o melhor de nós não deve só aflorar nessa época, mas as festas de Dezembro são ideais para que possamos pensar e fazer o bem ao próximo.
 
    Ainda sobre o Natal: Estava lendo uma postagem de um famoso babalorixá numa rede social falando que o Natal não é uma festa pra nós africanistas, que Jesus Cristo não é Oxalá e que não devemos dar moral para a Igreja Católica e suas festas. Concordo em partes e em partes não concordo. O Natal,na sua origem não é uma festa Cristã. Começou na Roma Antiga como uma festa ao deus persa Mitra, mas , antes disso, era parte de um festival realizado há 7 mil anos por povos do hemisfério norte em louvação ao Sol  e as colheitas. Foi adotado mais tarde, após Roma se converter ao Cristianismo, pois os cristão não sabiam da real data de nascimento de Jesus. Após isso foram agregados outros símbolos, mas nenhum de origem cristã(com exceção do presépio). O Natal, como a maioria das festas cristãs, tem origem em outras culturas, assim como a maioria das religiões tem origem em outras culturas e credos. Não podemos ser tão radicais assim.
   Feliz Natal atrasado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário