quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mãe Oxum


Mãe Oxum
 

     Nesse post eu queria agradecer a presença dessa maravilhosa Mãe na minha vida. Apesar do ano 2011, regido por ela, não ter sido um grande ano pra mim, agradeço a Mãe Oxum pela proteção dada a mim e por me livrar das roubadas que a vida me trouxe no mesmo período. Chegamos ao final de mais uma etapa e se o resultado não foi tão positivo assim, temos um ano novo pra construí-lo.
    Oxum, a grande mãe, dona do ouro, da fertilidade, da beleza e do perfume. Rege o amor, a beleza e a vaidade, não no sentido pejorativo, mas sim o prazer de vestir-se bem, de mostrar-se bela, admirada e desejada por todos. A protetora das crianças, que tem seu domínio nas águas dos rios e na fertilidade, tem vários devotos espalhados por esse Brasil e na região de Ijexá e Oxogbo na Nigéria. Em várias lendas, é associada aos mais diversos Orixás, entre eles Bará , Ogum, Xangô , Odé , Oxalá e Orunmilá. Várias cerimônia de cultos afro( Nação, Umbanda, Candomblé entre outros) foram e ainda estão sendo realizadas no dia de hoje. Acabo de deixar a minha oferenda na Prainha, Usina do Gasômetro,em Porto Alegre, onde está rolando sessões de Umbanda e rituais da Nação Africana dos Orixás. Porto Alegre se vestiu de dourado para homenagear a nossa grande mãe.
    Sou orgulhoso por ser seu filho, Yá Oxum Ademun!

É D'oxum

Nessa cidade todo mundo é d'Oxum
Homem, menino, menina, mulher
Toda a cidade irradia magia
Presente na água doce
Presente na água salgada
E toda a cidade brilha
Seja tenente ou filho de pescador
Ou importante desembargador
Se der presente é tudo uma coisa só
A força que mora n'água
Não faz distinção de cor
E toda a cidade é d'Oxum
É d'Oxum
É d'Oxum
Eu vou navegar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Composição: Anônimo
 
Ou - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)
D - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)
Ou - Ipè l’òrun, a dê lúwe yèyé ou! 
( Ao chamado nos somamos sempre usando o céu, chegamos
nadando, OH mãe!)
D - A Òsum yèyé ipè l’Òrun
( Continuamente vamos mãe Oxum ao chamado e nos
somamos no céu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário